Maior amparo para os recém-nascidos com Síndrome de Down em Gravataí

Maior amparo para os recém-nascidos com Síndrome de Down em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Foto: EBC/Divulgação

O vereador Evandro Soares (DEM) apresentou na Câmara de Vereadores de Gravataí um Projeto de Lei que tem por objetivo dar maior suporte, não só aos pais, mas também aos recém-nascidos portadores da Síndrome de Down na cidade.

Continua Depois da Publicidade

O texto do projeto quer tornar obrigatório que às instituições de saúde procederem ao registro e à comunicação imediata de recém-nascidos com Síndrome de Down, às entidades e associações especializadas que desenvolvem atividades com pessoas com deficiência em Gravataí. Ainda segundo a justificativa, a ação busca também um estimular desde cedo as crianças portadoras no desenvolvimento, assim, contribuindo para uma melhor formação.

Confira o texto na íntegra

Vereador Evandro Soares | CMG/Divulgação

O acompanhamento e a intervenção imediata das entidades e associações, por seus capacitados com vistas à estimulação precoce; permitir a garantia e o amparo aos pais, no momento de insegurança, dúvidas e incertezas, do indispensável ajuste familiar à nova situação, com as adaptações e mudanças de hábitos inerentes com atenção multiprofissional; garantir atendimento por intermédio de aconselhamento genético, para ajudar a criança com Down e a sua família, favorecendo as possibilidades de tratamento humano com vistas à promoção de estilos de vida saudáveis (alimentação, higiene do sono e prática de exercícios) física, mental e afetivamente ao seio familiar e no contexto social; afastar o estímulo tardio, garantindo mais influências positivas no desempenho e no potencial dos primeiros anos de vida, para o desenvolvimento motor e intelectual mais rápido das crianças com Síndrome de Down; e garantir condições reais de socialização, inclusão, inserção social e geração de oportunidades, ajudando o desenvolvimento da autonomia da criança, sua qualidade de vida, suas potencialidades e sua integração efetiva como protagonista produtivo em potencial junto ao contexto social (habilidades sociais).

O projeto n° 27/2019 tramita na casa e passará pelas comissões responsáveis. Depois será colocado para votação em plenário, e poderá ser sancionado pelo prefeito municipal.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Conheça os três projetos premiados no Hackathon, em Gravataí

Conheça os três projetos premiados no Hackathon, em Gravataí

  A primeira edição do Hackathon em 2024 reuniu 36 jovens com o desafio de criarem soluções inovadoras para “O futuro…
Feirão de Empregos em Cachoeirinha ofertará vagas na indústria, comércio e serviços

Feirão de Empregos em Cachoeirinha ofertará vagas na indústria,…

  Na próxima segunda-feira, 25 de março, ocorrerá mais uma edição do Feirão de Empregos em Cachoeirinha. Promovido pela Prefeitura e…
Renomada companhia de teatro cristã, Nissi vem a Cachoeirinha para apresentação

Renomada companhia de teatro cristã, Nissi vem a Cachoeirinha…

  Nesta terça-feira (19), a renomada Companhia de Teatro Cristã Brasileira Nissi virá a Cachoeirinha para uma apresentação. O espetáculo “A…