Luís Felipe | Os seis mandamentos para um novato na política do Dr. Ulysses

Luís Felipe | Os seis mandamentos para um novato na política do Dr. Ulysses
Continua Depois da Publicidade
Ex-deputado federal constituinte Ulysses Guimarães (1916-1992), o senhor Diretas Já! Foto: Orlando Brito/Divulgação.

2020, ano eleitoral, e poucos daqueles que pretendem disputar o voto do povo ainda não decidiram se vão ou não “entrar nessa”, a maioria já está decidida e se organizando. Fazendo suas visitas, conquistando apoiadores, frequentando as reuniões partidárias, se articulando e contando os dias para poder pedir e conquistar o voto. Acontece que a eleição é apenas a ponto do iceberg chamado política. Das centenas de candidatos e candidatas que disputarão uma das 21 vagas na Câmara Municipal, muitos são novatos na política e é para eles que dedico esta coluna.

Continua Depois da Publicidade

Publico na integra os “seis mandamentos para um novato na política”, do ex-deputado federal constituinte Ulysses Guimarães (1916-1992), o senhor Diretas Já! Se você não conhece o “Dr. Ulysses”, fica a dica do documentário Senhor Deputado, dirigido pelo jornalista Roberto Seabra e produzido pela TV Câmara em 2017, por ocasião do centenário do político.
Documentário: https://youtu.be/X4SvPryt3Ys

Estes “mandamentos” originalmente foram ditos ao jornalista Fernando Moraes após uma entrevista para a revista Playboy, há uns 40 anos. “Ao final da gravação o velho cacique decidiu fazer uma deferência ao aprendiz e ditou-me o que ele chamava de “as minhas seis mezinhas (remédio caseiro) para um noviço em política”, relembrou o jornalista em sua rede social.

Continua Depois da Publicidade

Os seis mandamentos

Primeiro: não seja impaciente. A impaciência é uma das faces da estupidez. Entendo que quem está na vida política não pode entrar na história do dia para a noite. O caminho é longo, perseverante, difícil. A impaciência não acaba só com carreiras futebolísticas.

Segundo: na política, em geral, e especialmente no poder, se você não pode fazer um amigo, não faça um inimigo. O inimigo guarda o ódio na geladeira. O inimigo, numa eleição, amanhece na boca da urna dizendo que a mãe do candidato não é honesta.

Continua Depois da Publicidade

Terceiro: em política nunca se deve proferir palavras irreparáveis, irretratáveis. E aqui eu recordo um conselho do Perón (ex-presidente da Argentina) a Isabelita, prevendo que ela assumiria a presidência da Argentina: “Minha filha, em política fale muito sobre coisas, pouco sobre pessoas e nunca sobre você”.

Quarto: em política você nunca deve estar tão próximo que amanhã não possa ser adversário ou inimigo. E nem tão distante que amanhã fique em dificuldade por ter que virar amigo.

Continua Depois da Publicidade

Quinto: a grande arma de qualquer bom político é o trabalho. Eu próprio costumo dizer que eu tenho estrela. Está certo que fui muito ajudado pelos amigos e pelos acontecimentos, mas eu vivo passando Kaol (produto para limpar metais) na minha estrela.

Sexto: é preciso saber a arte de escutar. Escutar dá até infarto, dá úlcera. O rei Faiçal, da Arábia Saudita, dizia que Deus deu ao homem dois ouvidos e uma só boca para ouvir o dobro e falar a metade.

Continua Depois da Publicidade

Por fim, deixo o que para mim é um dos mais importante pensamentos de Ulysses: “Não roubar, não deixar roubar, pôr na cadeia quem rouba. Eis o primeiro mandamento da moral pública”.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Vereadores de Gravataí aprovam aumento dos próprios salários e de cargos do executivo

Vereadores de Gravataí aprovam aumento dos próprios salários e…

  Na sessão realizada na noite de quinta-feira (08), a Câmara de Vereadores de Gravataí aprovou, por uma margem apertada, o…
Reforma de escolas e duplicação da ERS-020; Lei de vereador em Gravataí reverte dívidas em obras

Reforma de escolas e duplicação da ERS-020; Lei de…

  Desde 2021, a Lei de Transação em Gravataí tem trazido impactos positivos ao município, permitindo que empresas quitem débitos tributários…
Setembro Amarelo para quebrar o preconceito com quem busca ajuda psicológica

Setembro Amarelo para quebrar o preconceito com quem busca…

  Setembro é um mês que se destaca por muitos motivos, e um deles é um movimento especial e importantíssimo para…