Luis Felipe | Mulheres do PDT Gravataí lançam “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência com a Mulher”

Luis Felipe | Mulheres do PDT Gravataí lançam “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência com a Mulher”
Continua Depois da Publicidade

Ocorreu nesta quarta-feira, 20, no Sindilojas, o lançamento da campanha denominada “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” em Gravataí. Com realização da Ação da Mulher Trabalhista (AMT), do Movimento Negro do PDT, da Juventude Socialista e da Secretaria de Formação, o encontro contou com a palestra “Criminalização da Pobreza: a violência contra mulheres, jovens e negros”.

Continua Depois da Publicidade
Foto: PDT/Gravataí/Divulgação

A palestra foi apresentada pelo professor de História das redes públicas Municipal (Porto Alegre) e Estadual, João Batista de Melo Neto. Neto, que é pós-graduado em história da arte barroca e integra a Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini, abordou o desenvolvimento histórico da violência contra mulheres, jovens e negros, promovendo uma abordagem estrutural sobre esse problema no país.

O público presente ouviu, ainda, reflexões relacionadas ao protagonismo feminino na sociedade e à participação da juventude nos espaços de decisão, além de uma apresentação dos dados oficiais da violência contra a mulher na região. Com caráter formativo, as apresentações objetivaram instrumentalizar o público não só em relação à revisitação de suas próprias práticas, mas principalmente no sentido de uma militância qualificada e capaz de combater os preconceitos.

Continua Depois da Publicidade
João Batista de Melo Neto. Foto: Divulgação

A presidenta municipal do PDT, Anabel Lorenzi, chamou a atenção do público para a necessidade de termos mais mulheres participando da política institucional. “Há uma evolução nesse cenário, mas ainda é pouco. Temos de aumentar a nossa presença nos Poderes. Não podemos aceitar o fato de que somos a maioria na sociedade, mas ínfima minoria nas Casas Legislativas e Nos Executivos em todo o país”, constatou.

16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Continua Depois da Publicidade

A campanha é uma mobilização global da sociedade civil. No resto do mundo, ela ocorre a partir do dia 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. No Brasil, porém, dura 21 dias, pois se inicia no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e se encerra no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Ela conta com o apoio de diversas organizações internacionais, entre elas a ONU Mulheres.

Ação da Mulher Trabalhista (AMT)

Continua Depois da Publicidade

A Ação da Mulher Trabalhista (AMT) é um movimento constituído dentro do Partido Democrático Trabalhista (PDT) que promove o protagonismo feminino a partir da atuação política e, também, com ações na sociedade civil. O movimento realizará Congresso Nacional de 22 a 24 de Novembro de 2019, no RJ, com a presença de delegadas de todo o Brasil.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Vereadores de Gravataí aprovam aumento dos próprios salários e de cargos do executivo

Vereadores de Gravataí aprovam aumento dos próprios salários e…

  Na sessão realizada na noite de quinta-feira (08), a Câmara de Vereadores de Gravataí aprovou, por uma margem apertada, o…
Reforma de escolas e duplicação da ERS-020; Lei de vereador em Gravataí reverte dívidas em obras

Reforma de escolas e duplicação da ERS-020; Lei de…

  Desde 2021, a Lei de Transação em Gravataí tem trazido impactos positivos ao município, permitindo que empresas quitem débitos tributários…
Vice-prefeito de Gravataí, Levi Melo, se desfilia do Republicanos

Vice-prefeito de Gravataí, Levi Melo, se desfilia do Republicanos

O vice-prefeito de Gravataí, Levi Melo, comunicou no fim da manhã desta quinta-feira (08) sua desfiliação do partido Republicanos. Em uma…