Jornalista Chico Pereira vai lançar livro para contar ‘Vivências’ em Gravataí

Jornalista Chico Pereira vai lançar livro para contar ‘Vivências’ em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Chico falou sobre o livro nesta última semana. Foto: Giro de Gravataí/Especial 

O jornalista Zilmar Pereira – mais conhecido como ‘Chico Pereira’, vai lançar seu primeiro livro. O projeto Vivências – Histórias e Personagens, tem por objetivo registar situações e fatos que aconteceram a partir dos anos 70. Com um vocabulário fácil e com fotos auto explicativas, Chico relata a vivência da época, das reuniões importantes às histórias contadas nas mesas dos bares da cidade.

Continua Depois da Publicidade

Dividido em 76 capítulos e com mais de 200 páginas, o livro já está em fase de revisão e conta com uma data para o lançamento. Na última semana Chico concedeu uma entrevista exclusiva ao Giro de Gravataí, a primeira oficial sobre seu novo projeto.

Giro de Gravataí – Conta um pouco mais sobre o livro

Chico Pereira – O livro foi um projeto que eu já tinha pensado há alguns anos, mas com o incentivo recente de algumas pessoas resolvi que era a hora. Ele vai trazer um apanhado de eventos que participei ao longo destes anos. Algumas histórias que vivi estavam até perdidas numa reunião gaveta, então resgatei cuidadosamente e vou contar, desde um acontecimento extraordinário até algo simples que aconteceu, mas que certamente marcou alguém, e por isso vamos relembrar.

Continua Depois da Publicidade

Giro de Gravataí – Como que tu conseguiu reunir ou lembrar estas histórias neste livro?

Chico Pereira – Minha vivência na cidade foi marcada por boas histórias. Eu não tem como esquecer. Este livro também vai trazer de tudo um pouco, até mesmo uma palavra de incentivo que recebi ao longo dos anos, a motivação das pessoas para que eu não desistisse, tudo isso contribuiu para o meu crescimento. Busquei informações, apurei muitas vivências do passado com amigos que viveram junto comigo. Assim consegui estruturar estas histórias.

Giro de Gravataí – O Chico sem um pouco de polêmica não é o Chico. O livro é polêmico? 

Chico Pereira – Digamos que 10% dele, sim. Não digo que falo mal de algumas pessoas no livro, mas ressalto em alguns pontos aquelas pessoas malignas, com palavras maldosas, e que fizeram mal a esta cidade. Vou realmente contar o que vivi, é uma coisa minha. Vou contar sobre o que acontecia antigamente. Serei transparente e não vou mentirar para ninguém, mas provavelmente um ou outro não ficará satisfeito com o que escrevi.

Continua Depois da Publicidade

Giro de Gravataí – O livro traz memórias rasas, sem identificação ou tu rotula as pessoas, cita os nomes e conta as histórias, sejam elas boas ou não?

Chico Pereira – Vou abordar a vida como ela realmente foi. Vou contar sobre os passeios pelo Brasil com a GM, dos grandes eventos da cidade e do RS no qual participei, mas também vou contar as situações das equinas, dos bares. Da brincadeira que fiz com um vinho de 54 mil até a historia da Cabana dos Anjos, das caronas até a praia entre outras. Destaco no livro também as histórias do futebol na cidade, de figuras conhecidas, e um pouco dos bastidores. Ah, a vinda do Roberto Carlos à Gravataí. Olha, tem muita coisa, muita gente e muita história.

Giro de Gravataí – Pode elencar alguns capítulos? 

Chico Pereira – Não vou contar, mas posso citar; Roberto Carlos em detalhes, O Fotógrafo Camarão, Ruy Teixeira, Sessões do Juri, Festas de Igrejas, Bloco das Solteironas Aflitas, 90 Milhões em Ação, Pelé e o Zé do Quininho, Histórias da Estância, Maria Dinorah, Dr. Luiz, Gaitas e Gaiteiros, Carreteiras e Provas Locais, O Encantador de Serpentes, entre outros.

Continua Depois da Publicidade

Giro de Gravataí – Como tu enxerga a publicação deste livro?

Chico Pereira – É uma realização. Por muitos anos eu fechei os olhos para isso. Eu tinha noção de tudo o que presenciei nesta cidade, em todos os aspectos de seu crescimento, mas me acovardava em contar isso. Decidi que era a hora, que devo isso a cidade, aos meus amigos e amigas, aos leitores do blog, os parentes, eles merecem isso, ver a história que eles construíram, impressa em um livro, um documento que vai ficar marcado.

Giro de Gravataí – Sobre o lançamento, quando vai ser? Como vai ser? Quem são os convidados?

Chico Pereira – O lançamento vai ser no dia 28 de agosto, na Casa do Sonho, ao lado da Igreja Matriz. Convidei algumas autoridades, não vou citar todas, mas qualquer um pode ir. Vou fazer um convite através das minhas redes também. Do meu amigo catador ao Sartori, ex-governador, sem distinção, todos serão bem vindos. Quero celebrar com pessoas amigas, de coração bom. É momento de celebrar a vida, de mostrar o lado bom do que vivemos e o que ainda podemos viver. Será uma realização pessoal e profissional.

Continua Depois da Publicidade

Giro de Gravataí – Destaca alguma coisa que resume teu livro, teu sentimento neste momento.

Chico Pereira – Quero destacar que os sonhos podem se transformar em realidade, movidos pela determinação e coragem para lutar contra si mesmo e outros que querem leva-lo para baixo. Por fim, essa inversão me fez viver outras coisas, e estas sãos as que mais constroem as vivências que conto dentro destas histórias e seus personagens.

Sobre o Chico

Chico Pereira é casado e pai de dois filhos. É empresário, blogueiro e funcionário público, ocupado o cargo de diretor do legislativo, em Gravataí. Começou a trabalhar com carteira assinada desde os 13 anos. Já foi vendedor de jornal e de produtos de agricultura com seu pai, Otto Alves Pereira. Chico também trabalhou em diversas empresas da cidade. Durante sua adolescência fundou diferentes blocos carnavalescos, incluindo a boate Zum Zum, que movimentou a noite gravataiense entre 70 e 80.

Mais tarde se direcionou para a comunicação. Trabalhou na Folha do Vale, depois criou uma revista com seu nome e o jornal Momento Regional. Chico também atuou em diversas rádios da região. Foi também colunista do Correio de Gravataí e Jornal do Comércio. Atualmente ele é um dos blogueiros mais respeitados do RS, com o ‘Blog do Chico Pereira’, que aborda questões políticas, opiniões do cotidiano e conta a história de personalidades do RS.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

CTG de Gravataí promove baile com Estação Fandangueira e Cavaleiros da Vanera

CTG de Gravataí promove baile com Estação Fandangueira e…

  Na véspera do Dia dos Mães, o CTG Aldeia dos Anjos realiza um grande baile em Gravataí com os grupos…
Cachoeirinha recebe programa de cinema itinerante gratuito em maio

Cachoeirinha recebe programa de cinema itinerante gratuito em maio

  Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolar,…
Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda neste ano

Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda…

  A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul têm a expectativa de que as forças policiais comecem…