Idosos de Gravataí criam grupo de câmbio adaptado para terceira idade



15398795_1222381051183520_524540382_o

Karina de Freitas – Giro de Gravataí 

Já pensou se idosos se reúnem para praticar esportes? Então, assim surgiu o Grupo de Câmbio Unidos de Gravataí O que você faz nas horas vagas, descansa, brinca com o cachorro, estuda, arruma a casa ou simplesmente nada? Mostrando que nunca é tarde para nada nessa vida.

 

Um grupo de amigos, formado por homens e mulheres, formou o clube esportivo de terceira idade, fundado em 6 de março deste ano, tem a participação de 18 membros com idades entre 60 e 70 anos. O projeto esportivo idealizado por Maria Edi Teixeira e o coordenador das atividades do clube é Deoclécio Dalmaso, 70 anos, que lembra desde a juventude ter envolvimento com o esporte, como futebol de campo e salão. “Montamos esse grupo como um espaço de convivência e descontração entre nós, que já praticamos o câmbio em outros clubes.

 

O esporte na terceira idade nos incentiva na superação dos limites físicos que a idade nos impõe. Em cada torneio, o espírito competitivo toma conta de nós e vamos para o jogo com a vontade de vencer. É satisfatório quando alcançamos a vitória”, salientou. Juntos, eles disputam partidas de câmbio, uma espécie de vôlei adaptado para a melhor idade.

 

O presidente do Legislativo gravataiense, vereador Nadir Rocha participou da confraternização pelo último prêmio que o grupo recebeu em competição, ele ressaltou a importância da criação de um grupo esportivo voltado aos idosos. “Sempre tive uma atenção e um carinho especial com as pessoas da terceira idade. Ver essas pessoas que já passaram dos 60 anos e têm total disposição para continuar com a prática esportiva demonstra que os idosos podem ter uma condição de vida melhor. Por isso, precisamos apoiar essas causas e incentivar a participação de mais pessoas nessas ações”, destacou.

 

Conquistas

Desde a fundação, o clube já participou de 19 competições, em cidades como Caxias do Sul, Canoas, Porto Alegre, Imbé, Santa Cruz do Sul e Torres. A equipe já contabiliza 10 subidas ao pódio, sendo quatro vezes como campeão. O grupo gravataiense faturou o 1º Torneio de Câmbio realizado pela Federação Gaúcha de Jogos Adaptados para Idosos (FGJAI), em parceria com o Sesc Navegantes, em Porto Alegre. A competição contava com cinco etapas, e a última reunia as sete melhores equipes classificadas nas quatro rodadas anteriores, jogando entre si no sistema de pontos corridos.

 

O esporte similar ao vôlei é adaptado para pessoas com idade avançada, sendo disputado em duas categorias: máster e sênior. A equipe compete na modalidade sênior com time misto, com 12 jogadores, sendo nove titulares e três reservas. A faixa etária dos atletas é de 65 anos. Regulamentado pela FGJAI, o coordenador destaca que todos os atletas precisam apresentar atestado de cardiologista que comprove estarem em plenas condições físicas para a prática esportiva.

 

O clube tem o projeto de realizar o 1º Torneio Estadual de Câmbio em Gravataí, no próximo ano, entre os meses de abril e maio, com data ainda a ser confirmada. Para isso, entregou um ofício à coordenadora do curso de Educação Física da Ulbra de Gravataí, Aline Fonfonka, pedindo a colaboração com a cedência do ginásio esportivo da instituição. Ainda sem patrocinadores, o clube divide os custos das competições entre os membros. Quem tiver interesse de conhecer o grupo, pode entrar em contato pelo telefone (51) 3430-2612.

faixa

 


Escreva um comentário

ver mais comentários  

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *