Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Destaque Home

Identifique carros roubados e pessoas foragidas usando um aplicativo

Publicado

-

Já conhece o Sinesp Cidadão? Trata-se de um aplicativo oficial do governo federal para que você consulte placas de veículos suspeitos e a situação de pessoas perante a justiça.

Este sistema foi desenvolvido pelo SERPRO, sigla de Serviço Federal de Processamento de Dados e usa dados obtidos de fontes oficiais como Detran, Tribunais de Justiça e Delegacias de todo o país e está disponível para Android e iPhone.

Vamos ao tutorial de uso:

Dentro do aplicativo há três opções que interessam ao nosso caso que são: Desaparecidos, Veículos e Mandado de Prisão.

: Na opção de Desaparecidos é possível inserir nome, nome da mãe e data de aniversário para saber se uma pessoa figura como desaparecida.

: Já em Mandado de Prisão você terá de inserir também nome, nome da mãe e algum documento como por exemplo RG ou CPF do suspeito mas há também outros documentos oficiais na lista como número de passaporte ou PIS. Esta pesquisa usa dados do Banco Nacional de Mandados de Prisão que é alimentado pelo Conselho Nacional de Justiça através das comarcas que expedem as prisões dos procurados. Em caso negativo no retorno da consulta é exibida em tela a respectiva informação.

Certamente a opção do SINESP mais usada é a Veículos. Ao selecioná-la, basta inserir a placa de qualquer veículo automotor e aguardar o resultado. Em caso de tela verde, vai aparecer a frase “Situação Legal” e logo abaixo a marca, modelo, ano, cor, cidade e uma parte do chassi.

Mas em caso de tela vermelha, o seu celular vai vibrar e uma frase dirá que o automóvel é roubado e que você deve repassar essa informação ao telefone 190. Estes dados são fornecidos pelo DENATRAN através de informações de Detran’s de todos os estados mais as delegacias.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias