Home office – Que bicho é este ?



Hoje eu resolvi falar sobre “home-office”. Você já ouviu esta expressão ? Não ? Sim ? Pois bem, Home-office é o que chamamos de trabalho em casa. Vamos ver neste artigo como funciona esta forma de trabalho, algumas funções, profissões aplicáveis e um pouco da minha experiência com o home office.

Home-office é uma expressão inglesa, utilizada para nomear um modo de trabalho onde as tarefas são executadas em casa pelo profissional. Ou seja, você trabalha em casa, exerce sua função e sua empresa tem o resultado do trabalho entregue por você .

Um detalhe interessante aqui é que não é necessário que o trabalho seja feito em “casa” exatamente, o trabalho pode ser feito em qualquer lugar, seja num escritório alugado, seja na casa de um amigo, seja em uma cafeteria, seja onde for, desde que seja fora da empresa, em um horário que você escolha, é home office.

É simples, você tem um trabalho a fazer e o faz em qualquer local, como por exemplo: sua casa, um café qualquer, numa praça, seja onde for, sem ter horário fixo para trabalho, sem ter que pegar trânsito, sem ter que ir a qualquer lugar. Basta fazer o trabalho e entregar finalizado.

Você pode fazer o que quiser em casa, desde que tenha responsabilidade, dedicação e as ferramentas certas para o trabalho, você é livre…você pode fazer design, jornalismo, produção de conteúdo em geral, programador, consultor, secretário(a), professor, dono de loja online, trader (investimentos), etc..etc…etc… para se trabalhar em casa sua a imaginação é o limite.

Muitas empresas hoje já estão investindo em home office para seus funcionários, deixar os funcionários trabalharem em casa tem dado ótimos resultados. Fazendo um cálculo beeem por cima, um investimento de 8 horas diárias em um escritório qualquer deve equivaler à 4hrs trabalhadas em home office. A diferença de um trabalho puramente home office é que somente o horário realmente trabalhado é cobrado geralmente, ou seja, a empresa investe em resultado, não em horários de descanso e café… claro, que uma pessoa deve sim descansar, todos tem que descansar em meio à sua jornada de trabalho, é um direito e uma obrigação para nossa saúde mental e física.

Outro detalhe é que um funcionário que só trabalha nos horários em que consegue fazer suas ideias fluírem, é um funcionário que obtém resultados muito melhores. Veja, se você não gosta de estar no escritório, se não gosta ou não está exatamente satisfeito com o local, ou fica preocupado com o carro na rua, você não trabalha 100%, agora, pense em você sem estas preocupações fazendo seu trabalho: é sucesso certo! Se você é uma pessoa que gosta da noite, seja já lá por que for, você só gosta de ficar acordado à noite, e sua cabeça funciona muito bem a noite, já de dia, hmmm.. nada bom.. então, o que seria de você sendo obrigado a trabalhar das 8h da manhã até as 18h ? Nada bom né… este é um exemplo que mostra uma situação em específico, mas ao lado desta temos muitas outras que podem fazer com que você não seja tão produtivo no horário estabelecido pela empresa, no entanto, quando trabalhando em home office, você define qual o melhor horário para trabalhar, ficando assim, com certeza, muito mais produtivo.

Mas eu, leitor que agora estou lendo esta matéria sobre home office, posso passar a trabalhar em casa também ??

Sim, claro, porém você também tem que achar a oportunidade. Isto não se trata de vender esperanças de ganhos facilitados em casa, mas sim se mostrar uma nova forma de se trabalhar que também necessita trabalhar, muito, mas trabalhar com o que gosta e de um jeito agradável… ou você não gostaria de poder acordar 10min antes de iniciar sua jornada e ficar de pijama e pantufas o dia inteiro ? Pois eu gostei muito de trabalhar assim…

Como assim Sérgio, “gostei” ?? Pois é.. eu, hoje, voltei a trabalhar no formato normal, tendo horário e local para trabalhar, mas eu escolhi fazer isto… eu sempre trabalhei desta forma, desde que iniciei minha jornada no mercado de trabalho, onde o indivíduo levanta da cama, toma seu café (quando dá) e vai de ônibus/carro até o trabalho, lá passa o dia, almoça, lancha e volta para casa no final da jornada (diurna ou noturna). Em um certo momento da minha vida eu tive que escolher entre: correr mais para encontrar um novo emprego,ou, fazer contatos para encontrar projetos que me mantivessem com trabalho home office. Eu, depois de pensar um pouco, resolvi mudar minha rotina e fazer algo que fosse mais “divertido”, que fosse diferente, algo que me renovasse a minha alegria de trabalhar.

Pois bem, sou casado e tenho filho, então não posso fazer nada que não me dê retorno algum ou retorno muito baixo, mas o trabalho em casa é um trabalho muito bom desde que você seja muito dedicado e faça seu trabalho direito, eu sou desenvolvedor de software, então consigo facilmente trabalhar em casa devido ao formato do mercado e das vagas. E assim foi.

Hoje em dia, na era da computação, muitos trabalhos dependem unicamente de um bom profissional e seu computador, com desenvolvedores de software e sites, designers, jornalistas, gerentes de redes sociais, cartunistas, desenhistas, entre outros, o que facilita muito trabalhar em casa, pois com praticamente nenhum investimento você consegue trabalhar. Um cargo que eu vejo em expansão e acho muito interessante é o cargo de secretário(a) virtual, onde você atua como secretário(a) de alguém no controle de agendas, contas a pagar, recados, documentos, etc.. mas no bem bom da sua casa, e pode ser secretário(a) de mais de um chefe, dependendo da demanda, claro, este cargo requer que sua atuação ocorra mais no horário comercial, porém a facilidade de estar na sua casa é ótima, você tem controle total sobre sua mesa, seu computador, seu telefone e como você faz as coisas. Comunicação é um requisito muito importante em todos os cargos home office, pois você precisa informar seu cliente de tudo que ocorre no andamento do trabalho. Reuniões via Skype/Google hangout ou outro meio de chamada de voz/vídeo viram rotina. O legal disto ? Você pode fazer como o William Bonner fazia antigamente no JN, vestir paletó (se necessário) e um calção… hahahaha

Mas, sim, trabalhar em casa não é brinquedo, tem problemas sim, não é só alegria, eis abaixo alguns poréns que eu vi:

  1. Você precisa ser MUITO MAIS organizado
  2. Você precisa ficar atendo aos projetos que surgem
  3. Você precisa trabalhar, às vezes, muito mais
  4. Você não tem garantias

O lado bom, na minha opinião, é:

  1. Horário de trabalho muito flexível
  2. Local de trabalho flexível
  3. Quanto mais trabalho, mais eu ganho
  4. O valor do meu trabalho é definido por mim

Os tributos que você deve pagar para seu governo são todos fáceis de descobrir, microempresários têm grandes facilidades, mas empresas tem também suas vantagens. No momento que você ganha algo, imposto você deve pagar. É.. não é fácil ser trabalhador honesto neste país, mas regras são regras. Sonegar imposto é crime e você não é criminoso nem corrupto né ?!

E, para finalizar, vou tentar lhe dar uma dica: Você sabe o que é mais importantes no trabalho que fazemos no nosso dia-a-dia, para a profissão que escolhemos para nossa vida ? Fazer o que gostamos. Quando fazemos o que gostamos, o trabalho flui naturalmente, e faremos sempre alegres o melhor possível.

 

Ok! Sejam felizes, e até a próxima.

 

Site: http://programadorlivre.com

Twitter: @berlottocdd

Facebook: http://facebook.com/ProgramadorLivre


Escreva um comentário

ver mais comentários  

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *