Gravataí encabeçava a rota de abigeato no RS

Gravataí encabeçava a rota de abigeato no RS
Continua Depois da Publicidade

Fotos: Gabriel Siota Ganzer – Giro de Gravataí/Especial

Continua Depois da Publicidade

A Operação Patrulha – desencadeada pela Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab), na manhã desta terça-feira (27), desarticulou em sete cidades um grupo criminoso que praticava o abigeato nas zonas rurais e também o furto e até roubo de implementos agrícolas. 

Cerca de 200 policiais cumpriram os mandados de busca a apreensão e de prisão preventiva. Em Gravataí foram sete, contando cinco só região do Morro Agudo. De acordo com a investigação, a quadrilha era oriunda de Sapucaia do Sul – que faz divisa com Gravataí pelo bairro alvo da ação. E era de lá que os criminosos atuavam em sítios e zonas rurais de cidades como; Esteio, Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo e também Gravataí.

Continua Depois da Publicidade

No entanto, o que chamou a atenção da polícia foi que Gravataí, além de ser alvo dos criminosos, também era residência deles, tanto pela proximidade com a “matriz” do bando, da facilidade de fuga e também pelo fato da cidade ter mais de 70% de área rural, o que era visto como uma mina de ouro pela quadrilha. 

Atuação

Só em 2018 o bando é suspeito de pelo menos 500 crimes de abigeato em todo o estado. A operação era sempre a mesma. Invadiam as propriedades durante a noite, entre 4 a 8 pessoas e furtavam os animais. Na grande maioria das vezes, matavam eles no campo e carneavam ali mesmo. As partes mais rentáveis para a venda já eram colocadas no porta-malas dos veículos e transportadas para as residências. De lá, já armazenadas, eram vendidas para pequenos e médios comércios da região metropolitana.

Continua Depois da Publicidade

Uma prática também aplicada pelo bando era quebrar as patas dos animais para que os mesmos não ficassem agitados e tentassem correr. Armados, eles também aproveitavam a ocasião para furtar implementos agrícolas e demais mantimentos dos sítios.

Os veículos, os equipamentos…

Três carros e uma moto foram apreendidos pelos agentes nos sítios. A polícia apura se os veículos são oriundos do comércio ilegal, o que poderá configurar lavagem de dinheiro. A investigação apontou que Cachoeirinha era o destino da carne abatida em Gravataí. No local aonde uma equipe cumpriu um mandado de busca e outro de prisão preventiva, eles flagraram uma grande quantidade de carnes sem procedência, além de diversos cigarros contrabandeados e equipamentos de corte sem nota fiscal.

Continua Depois da Publicidade

Em um dos carros apreendidos em Gravataí a polícia constatou no porta-malas um lençol manchado de sangue, o que aponta para o transporte irregular da carne. O veículo em especial já era investigado por participar dos abates nos campos. Todos os alvos foram presos em flagrante e levados para a delegacia. Ainda segundo a polícia, o prejuízo para as vítimas ultrapassa R$ 1 milhão de reais. 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

CTG de Gravataí promove baile com Estação Fandangueira e Cavaleiros da Vanera

CTG de Gravataí promove baile com Estação Fandangueira e…

  Na véspera do Dia dos Mães, o CTG Aldeia dos Anjos realiza um grande baile em Gravataí com os grupos…
Cachoeirinha recebe programa de cinema itinerante gratuito em maio

Cachoeirinha recebe programa de cinema itinerante gratuito em maio

  Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolar,…
Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda neste ano

Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda…

  A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul têm a expectativa de que as forças policiais comecem…