Gravataí é a melhor no ranking do RS na campanha de vacinação contra a gripe

Gravataí é a melhor no ranking do RS na campanha de vacinação contra a gripe
Continua Depois da Publicidade
Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí/Divulgação

Mesmo que ainda restem mais de três semanas para o término da campanha de vacinação contra a gripe, alguns municípios estão muito próximos da meta de cobertura. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, nas cidades com mais de 50 mil pessoas como alvo, Gravataí é a com melhor registro, com 56 mil doses já aplicadas e 72% de cobertura. A Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal de Saúde, celebra os números da campanha.

Continua Depois da Publicidade

“Diferentemente dos anos anteriores, a campanha da vacina foi antecipada cerca de 15 dias.  O público-alvo inicial foram as gestantes, puérperas e crianças. A escolha foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo. Por isso, a probabilidade deste avanço no número de vacinados, até o momento, se deve a esta iniciativa que mobilizou a nossa população”, disse a coordenadora da Vigilância em Saúde de Gravataí (Viemsa), Patrícia da Silva.

Na gestação

A grávida deve tomar a vacina da gripe. Ao se imunizar contra essa doença, a mãe protege tanto a si própria como ao bebê. Os diversos subtipos do vírus influenza podem causar mais estragos na gestação. Nelas, é mais comum que, além dos sintomas clássicos (febre, coriza, dor, indisposição), surjam complicações como pneumonia e outras infecções respiratórias. “Somos nós, mães, que zelamos pela vida dos nossos bebês. Vacinar é uma questão de responsabilidade com a vida”, descreve Patrine Vargas de Brito Saldanha, 24 anos, gestante.

Quando recebe sua dose da vacina, a mãe diminui inclusive a probabilidade de parto prematuro, uma situação que coloca ela e o filho em risco. Além disso, os anticorpos produzidos pelo organismo da mãe a partir da vacinação passam para o feto através da placenta. Em outras palavras, a proteção contra a gripe vai se estender para o filho.

“Nós precisamos entender que a vacina é um direito das crianças e um dever de nós, responsáveis. Não podemos deixar de perguntar se uma criança está com o Calendário de Vacinação em dia”, acredita Mayara da Silva, mãe de Isabelly da Silva, de 1 ano e 2 meses.

Continua Depois da Publicidade
Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí/Divulgação

O papel do profissional da saúde

A coordenadora da Unidade Saúde da Família da Cohab C, Ingrid dos Reis Tolios, descreve que a proximidade com os moradores do bairro favorece na conscientização: “Na nossa unidade, o alcance da meta se deve ao fato de conhecermos cada vez mais o nosso público. Através da estratégia da saúde da família, temos mais controle de quem são os idosos, as gestantes e as crianças da comunidade, público que contempla o grupo de risco”, explica.

Pessoas acima dos 60 anos também ficam com mais proteção quando familiares e demais indivíduos do seu convívio estão imunizados – e isso independente do tipo de infecção. A isso se dá o nome de “imunidade de rebanho”, situação que diminui a circulação dos agentes infecciosos e o número de doentes.

Continua Depois da Publicidade

“Desde o início da campanha, a equipe da unidade conversa todos os dias com os pacientes na fila de espera sobre a importância da vacinação. Além destes serem vacinados, passaram a multiplicar a informação para os demais moradores do bairro”, contou Aline Longaray, coordenadora da Unidade Saúde da Família do Parque dos Eucaliptos. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. A campanha nacional de vacinação começou em 10 de abril e seguirá até 31 de maio.

Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí/Divulgação

*Com informações da Prefeitura Municipal de Gravataí

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

UTI do Hospital Dom João Becker está entre as quatro melhores do RS

UTI do Hospital Dom João Becker está entre as…

  O Dom João Becker revalidou a sua condição de UTI Top Performer e é um dos quatro hospitais do Rio…
Disputa de racha em Gravataí termina com acidente e prisões

Disputa de racha em Gravataí termina com acidente e…

  Uma disputa de racha terminou em acidente e com a prisão de dois envolvidos. O flagrante foi feito na noite…
Projetos podem ser inscritos no Fundo de Desenvolvimento Social do Sicredi até amanhã

Projetos podem ser inscritos no Fundo de Desenvolvimento Social…

  Nesta sexta-feira (29/3) encerram as inscrições para o Fundo de Desenvolvimento Social 2024 da Sicredi Origens, cooperativa atuante em nove…