Geral

Gravataí bate 105% da meta da vacinação do sarampo

Publicado

-

O município de Gravataí, através do trabalho da Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria Municipal da Saúde, atingiu 105% da meta de cobertura vacinal contra o sarampo, na faixa etária até 1 ano, 11 meses e 29 dias de idade. A meta estipulada pelo Ministério Público é de 95% para este público-alvo.

Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí/Divulgação

No último mês, o Ministério da Saúde promoveu uma campanha, em que o Dia D foi 19 de outubro, destinado a este público-alvo de crianças menores de dois anos de vida. Segundo a coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde, Patrícia Silva, esse cuidado do Ministério da Saúde em promover uma campanha ocorre por conta da reinserção do vírus do sarampo no meio.

“Assim, com a vacinação em campanha se consegue aumentar ainda mais a cobertura contra a doença.” Ela lembra que o fato de bater a meta em 1055 é muito positivo, principalmente em se tratando do público infantil, que é o mais suscetível a doença. “A campanha tem como objetivo além da prevenção do sarampo, conscientizar a população da necessidade de manter as cadernetas de vacina atualizadas.”

A imunização contra o sarampo faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, está disponível nas unidades de saúde durante todo o ano. De acordo com o secretário da Saúde de Gravataí, Jean Pierry Torman, existe uma necessidade de conscientização sobre a importância da imunização. “O movimento antivacina é uma ameaça à saúde da população, visto que poderá reverter o progresso que já foi alcançado no combate às doenças preveníveis por imunização, a exemplo do sarampo. A vacina é a maneira mais efetiva para prevenir surtos de doenças imunopreviníveis.

A rede pública de saúde do município de Gravataí disponibiliza as vacinas contra o sarampo à população de 6 meses a 49 anos de idade e para profissionais de saúde. Vemos a necessidade de sensibilizar a população do quão importante é manter a vacinação atualizada, pois a vacina é um instrumento de excelência na prevenção das doenças tanto no individual como no coletivo”, declarou Jean.

Neste mês de novembro, o público-alvo são os jovens adultos, de 20 a 29 anos. Quem ainda não se vacinou deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima da sua residência ou função laboral, com a carteira de vacinação. O Dia D para esta faixa etária é 30 de novembro.

Cronograma da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo

*Para fazer a vacinação é necessário levar a Carteira de Vacina*

18 à 30 de novembro – Jovens adultos, dos 20 aos 29 anos

Dia D – 30/11 (sábado) – das 8h às 17h, em todos os postos de saúde

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias