Gravataí: Após ficar suspensa, 7ª edição da Gincataí acontece em novembro



A Liga Independente das Equipes de Gincana (LIEGG), confirmou na última semana, que ocorrera a Gincataí em 2016.  O evento, tradicional no município, havia sido cancelado no meio da sua 6ª edição, quando em uma das tarefas externas, conhecida por “tarefa de vilão”terminou de forma trágica, após o motorista de uma das equipes atropelar e arrastar um homem por mais de 20 metros, em Gravataí.

Entenda o caso:

17049486

 O veiculo que atropelou a vítima foi encontrado na cidade de Portão, local onde o jovem morava.

A vítima, na época identificada com Waltuir José Dutra, caminhava na beira da Rua Vânius Abílio dos Santos, na madrugada de um domingo (16/11), quando foi atingido por uma camionete que fugiu sem prestar socorro.  Ele foi socorrido por outros competidores que vinham logo atrás do veículo. Waltuir não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital Dom João Becker, em Gravataí. Poucas horas depois, a Polícia Civil do município identificou o condutor que atropelou a vítima. O motorista de 22 anos, chegou a se apresentar na 1ª Delegacia de Polícia de Gravataí , no dia 17/11/14, um dia após o atropelamento. Após prestar depoimento ele foi liberado. O jovem, hoje responde pelo crime de homicídio culposo (quando não há a intensão de matar).

 

A equipe “Retalho”, que era ajudada pelo jovem que atropelou Waltuir, emitiu na época, uma nota de repúdio contra a ação do motorista.

A EquiRetalho lamenta profundamente a morte de  Waltuir José Dutra, que morreu em decorrência de um atropelamento na madrugada deste domingo, em Gravataí, e presta condolências e solidariedade à família da vítima. A equipe apoiou a decisão da organizadora da VI Gincataí em cancelar a gincana após o ocorrido.

Em 21 anos de história, a EquiRetalho procura passar aos seus integrantes valores que considera essenciais para o espírito gincaneiro, como cooperação, união e trabalho em equipe. Por isso, repudiamos a omissão de socorro que foi constatada no caso.

Estamos à disposição das autoridades competentes para auxiliar com informações para a investigação do fato. Também reafirmamos o compromisso com a manutenção de uma gincana  saudável. Portanto, a EquiRetalho repensa e reflete a participação em eventos até que as tarefas que exigem trânsito de veículos sejam elaboradas com prazos adequados e responsáveis.

A EquiRetalho reitera o luto e o pesar pela morte da vítima. Além disso, reafirma o compromisso com integrantes, patrocinadores, organizadores e demais gincaneiros de colaborar com sugestões para que acidentes como este não voltem a acontecer.

Em nota, a LIEGG informou que haverá punição para a Equipe Retalho, envolvida no ocorrido de 2014. ““A Equipe Retalho, quando da realização da edição da 7ª Gincataí, participará da gincana com o desconto de 80% da grade de pontuação, devendo, porém, pontuar em igual porcentagem, pois o faltante para completar os 80%, acarretará em percentual negativo pra edição da gincana seguinte (8ª Gincataí). O evento deverá ocorrer nos dias 12 e 13 de novembro.


Escreva um comentário

Ver todos os comentários  

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *