Destaque Home

Gincataí | Final de semana de caça aos vilões na cidade

Publicado

-

O desfile das equipes, as apresentações, tudo isso encantou no primeiro final de semana da 9ª Gincataí na cidade. No entanto será a partir desta próxima sexta-feira (23) que os gincaneiros participarão de uma das tarefas mais disputadas durante toda a gincana. São os vilões das histórias de gibis, livros e da Cultura Gaúcha que saem de suas lendas e contos e se tornam reais aos olhos dos gincaneiros. O papo parece de louco, mas a caça ao vilão, ou ao tesouro, aguça o imaginário dos dos participantes e desencadeia uma verdadeira operação por parte das equipes.

Os vilões são figuras – que nesta edição da Gincataí serão representados por lendas da Cultura Gaúcha, como os Farrapos, os Maragatos, Ximangos e Tropeiros, que de acordo com a Guarani Organizadora, darão início a caçada ao tesouro, escondido em algum lugar da cidade. Para entender melhor, as tarefas de vilão consistem em uma breve história de algo que estava perdido, ou então de um tesouro que deve ser encontrado. Para isso, as equipes devem organizar o comboio de veículos e os gincaneiros de rua para irem localizar os personagens, que ficam escondidos. 

Organizadora ressalta para as mudanças

Embora as equipes tenham um forte aparato para estas tarefas, tanto para carros quanto para os equipamentos, a Guarani Organizadora reforçou que algumas mudanças foram necessárias afim de garantir a segurança de todos os participantes. “Mesmo a organizadora realizando a Gincataí pela primeira vez aqui na cidade, tivemos conhecimento do que ocorreu em 2014 e estamos tomando todas as medidas para que todos os gincaneiros possam participar com segurança”, contou Anderson Lisboa,coordenador da Guarani.

Ainda segundo ele, ao sair a tarefa as equipes deverão se deslocar em comboio e terão um tempo de chagada até o local. Lá eles terão um outro tempo também cronometrado para a caçada, assim inibindo qualquer tipo de “correria” no trânsito”, contou. A organizadora reforçou que caso alguma equipe tenha chego muito antes do tempo previsto, poderá ser penalizada e ter a prova zerada. “As mudanças são necessárias para que possamos ter uma boa gincana na cidade e reduzir qualquer tipo de imprudência o incidente”, finalizou lisboa.

Cuidado com as áreas deflagradas

Embora a lógica das tarefas é quebrar os enigmas e descobrir o paradeiro dos vilões, as áreas da cidade aonde são consideradas zonas de conflito por conta da disputa entre facções estão fora dos planos da organizadora, delimitando a região aonde ocorrerão as provas. Conforme a coordenação da Liga Independente das Equipes de Gincana (LIEGG) de Gravataí, órgãos de segurança e a fiscalização de trânsito já foram comunicados sobre as tarefas durante a madrugada. Uma outra reunião deverá acontecer entre os organizadores e as forças de segurança afim de alinhar os últimos detalhes. 

A organizadora

A Guarani Organizadora de Gincanas foi fundada em Janeiro de 2017, sendo composta atualmente por 18 integrantes da região dos Vales do Caí e dos Sinos. Cada um com propósitos e características únicas para alcançar a missão da equipe:proporcionar diversão e entretenimento cultural para as equipes gincaneiras doestado, visando sempre o comprometimento e a seriedade. Para isso, a Equipe traz como tema o início e o desenvolvimento da história do Rio Grande do Sul, primeiramente ocupado por três nações indígenas que ocupavam o território: gê, pampiano e, o grupo mais numeroso, os guaranis.

Estes índios, os Guaranis, seminômades, habitavam o leste do rio Uruguai, das serras e as planícies litorâneas. Os guaranis, principalmente os do grupo Tape, foram o elemento básico na formação das reduções jesuíticas. Assim, estes índios tiveram papel fundamental na construção da história do RS desde o seu início até hoje. Deixando histórias e costumes que serão relembrados e retratados por vocês gincaneiros, através das tarefas elaboradas pela equipe Guarani, composta por personagens marcantes da história do Rio Grande do Sul

As tarefas podem ser acompanhadas pelo site da organizadora no www.organizadoraguarani.com.br 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias