Galeria dos Prefeitos; reparação histórica com os vices e a Prefeita

Galeria dos Prefeitos; reparação histórica com os vices e a Prefeita
Continua Depois da Publicidade
Os vices, Laerte Oliveira, Francisco Pinho e Áureo; e os prefeitos, Marco Alba, Edir Oliveira e Stasinski. Sônia, a filha de Dorival. Foto: Luis Felipe Teixeira/Giro de Gravataí/Especial

Na onda de inaugurações, semana passada foi a vez de dois pontos importantes para a memória de Gravataí serem ‘entregues’ à comunidade: o chafariz da praça central e a galeria dos ex-prefeitos. O chafariz do tempo do prefeito Abílio dos Santos (PTB) ficou mais bonito com a novidade da iluminação e agora completou, com o letreiro de ‘EU♡GRAVATAÍ’, os atrativos que podem dar um pouco mais de vida ao centro da cidade após às 18h30.

Continua Depois da Publicidade

Na sexta-feira (11), a ideia era fazer da reinauguração dos 22 retratos dos ex-prefeitos e seus vices expostos no saguão do Paço Municipal, mais uma pauta positiva na agenda do prefeito Marco Alba (MDB). A repercussão deveria ser a reparação histórica dos vices e a qualidade das peças, porém foi o tempo de uma troca de mensagem de Whatsapp, e uma polêmica estava instalada.

Erros de grafia foram registrados no quadro da ex-prefeita Rita Sanco e de seu vice, Cristiano Kingeski, ambos do PT. Rita, que é a primeira mulher eleita prefeita de Gravataí, teve seu cargo assinalado no gênero masculino, prefeito, e Cristiano teve seu sobrenome escrito de forma errada. No dia seguinte, sábado (12), o PT lançou nota de repúdio onde chamava de ato “lamentável de machismo institucional” o erro do departamento de comunicação do governo Marco Alba.

Continua Depois da Publicidade

Segundo a diretora de publicidade da prefeitura, Juliana Comper, os equívocos foram frutos de erro de digitação e uma nova placa será confeccionada e substituirá a atual na galeria nos próximos dias.

Polêmica encerrada, volto ao ato da reinauguração que contou com a participação de dois ex-prefeitos: Edir Oliveira (PTB) e Sérgio Stasinski (segundo prefeito da era PT, hoje filiado ao PV); três vices, entre eles Miki Breier (PSB) que foi vice no primeiro mandato de Daniel Bordignon e hoje é prefeito de Cachoeirinha. Além dos políticos, familiares representaram os mandatários já falecidos. Sônia Oliveira, secretária de educação, que representava seu pai, o lendário prefeito Dorival de Oliveira, estava acompanhada de seu irmão Laerte Oliveira, vice de Abílio no início dos anos 90.

Continua Depois da Publicidade

Gravataí tem cinco ex-prefeitos ainda vivos. E eu espero um dia ser testemunha da união deles, e dela. Seria importante para a história, para a cidadania e para a democracia da cidade que eles não se unissem apenas para derrubar uns aos outros(as).

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Detran vai leiloar mais de 300 veículos de depósitos de Gravataí e Cachoeirinha

Detran vai leiloar mais de 300 veículos de depósitos…

  O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS) realizará um leilão virtual na quarta-feira, dia 24, às…
Com três empreendimentos, construtora abre novas vagas de emprego em Gravataí

Com três empreendimentos, construtora abre novas vagas de emprego…

  Considerada uma das mais renomadas construtoras do Estado, com mais de 40 anos de atuação na Região Metropolitana, a Baliza…
Morre Albino Manique, o Mestre da Gaita, aos 80 anos

Morre Albino Manique, o Mestre da Gaita, aos 80…

  Nesta quinta-feira (25), o tradicionalismo se despediu de Albino Manique, renomado músico natural de São Francisco de Paula. Aos 80…