Moradores de Gravataí sofrem com a falta de medicamentos em farmácia municipal



Moradores de Gravataí, vem enfrentando dificuldades para fazer a retirada de medicamentos que são fornecidos pela farmácia municipal.

Dos 117 disponibilizados, 57 estão em falta. A prefeitura do município alega que não tem dinheiro para colocar em dia os medicamentos, pois a alta do dolar gerou um acréscimo na matéria prima dos remédios, que são importadas.

A alternativa dada pela prefeitura é de que as pessoas que precisem procurem a Farmácia Popular do Governo Federal no município. O problema é que apenas uma pequena parte dos remédios em falta na unidade municipal está disponível lá.
Ainda de acordo com a prefeitura, não há previsão de normalização.
Nota da Secretaria da Saúde de Gravataí:

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a Farmácia Municipal está com a falta de alguns tipos de medicamentos em seu estoque. Um dos motivos para a demora na reposição é que a matéria prima utilizada nos medicamentos é importada e as recentes altas do Dólar geraram acréscimo no preço dos remédios. Até a data de hoje (24-11) a Farmácia está em falta com 57 tipos de medicamentos do total de 117 itens.
Para adaptar o orçamento, a SMS está realizando em conjunto com a Comissão Farmacêutica a atualização da lista de medicamentos da Farmácia Municipal, que está defasada há cerca de quatro anos. O trabalho de atualização já está em fase final. Alguns medicamentos que estão em falta também estão disponíveis no programa Farmácia Popular do Governo Federal.

 

Fonte: Vítor Rosa (@victoralvesrosa) – Repórter Rádio Gaúcha


Escreva um comentário

Ver todos os comentários  

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *