Governo do Estado manda derrubar escola no Xará

Governo do Estado manda derrubar escola no Xará
Continua Depois da Publicidade

O ano letivo de alguns moradores do Xará não começou bem. O anexo da escola Carlos Bina foi derrubado com uma retroescavadeira na tarde de hoje, 13. O motivo seriam problemas estruturais, já que a edificação de madeira foi construída há 18 anos apenas para ser uma escola provisória. Na época da fundação do bairro Xará, foi identificada a necessidade de um colégio, que foi fruto de uma parceria entre a prefeitura de Gravataí, que cedeu a construção, e o Estado, que cedeu o terreno.

Continua Depois da Publicidade

Ontem, 12, a coordenadoria de educação de Gravataí, liderada por Marta Ávila, convocou uma reunião com os lideres locais para anunciar que um engenheiro havia condenado toda a estrutura, e que ela seria demolida no dia seguinte. Não houve tempo para retirar alguns dos pertences da instituição, e até uma geladeira ficou no local após a retroescavadeira destruir a escola. Todos ficaram surpresos.

Andreo Fischer

Durante os 18 anos de vida da casa escolar, algumas reformas foram feitas com o apoio da comunidade e todas as estruturas metálicas pagas com o dinheiro de rifas foram levadas por recicladores.

A ideia é que os alunos do anexo do colégio Carlos Bina sejam realocados em escolas como, Estado de São Paulo, em Morungava, e a própria “matriz” do Carlos Bina, no Parque dos Anjos. Mas alguns pais tem receio de enviar os filhos pequenos para localidades distantes, por questões de segurança e de passagem de ônibus.

Já o terreno onde ficava o anexo, não tem planos de uso de acordo com o Estado, e algumas pessoas da comunidade do Xará sonham em criar um centro cultural no local, para preencher a lacuna que a escola deixou.

Continua Depois da Publicidade

Foram disponibilizados à reportagem dois números de telefone da coordenadoria de educação, mas as ligações não foram atendidas por Marta Ávila, chefe do setor.

Matéria atualizada no dia 14/02 às 20 horas: segundo informações da diretora da escola Carlos Bina, Marcia Cristiane, o último caminhão de mudança chegou ao anexo às 21 horas de ontem, e levou todos os pertences que restaram da instituição. A reportagem ficou no local até às 19:10h aproximadamente.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

UTI do Hospital Dom João Becker está entre as quatro melhores do RS

UTI do Hospital Dom João Becker está entre as…

  O Dom João Becker revalidou a sua condição de UTI Top Performer e é um dos quatro hospitais do Rio…
Disputa de racha em Gravataí termina com acidente e prisões

Disputa de racha em Gravataí termina com acidente e…

  Uma disputa de racha terminou em acidente e com a prisão de dois envolvidos. O flagrante foi feito na noite…
Projetos podem ser inscritos no Fundo de Desenvolvimento Social do Sicredi até amanhã

Projetos podem ser inscritos no Fundo de Desenvolvimento Social…

  Nesta sexta-feira (29/3) encerram as inscrições para o Fundo de Desenvolvimento Social 2024 da Sicredi Origens, cooperativa atuante em nove…