Ex-zagueiro Régis ganhará o título de Cidadão Gravataiense

Ex-zagueiro Régis ganhará o título de Cidadão Gravataiense
Continua Depois da Publicidade

Mais uma linha está sendo escrita no caderno de vida do ex-zagueiro Régis da Rosa Júnior. Vida essa que quase foi ceifada por um ato covarde dentro das quatro linhas, no ano de 1999, durante uma partida entre o clube dele, SER Caxias contra o Santo Ângelo. No entanto, se Régis tem um caderno, as próximas páginas a serem escritas darão continuidade às coisas boas que aconteceram depois do trauma.

Continua Depois da Publicidade

Desde a sua formação em educação física pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de Gravataí, ao seu casamento com a designer gráfica, Cíntia de Almeida Izolan, e agora, o título de Cidadão Gravataiense que irá receber da Câmara de Vereadores; honraria máxima dada a personalidades da cidade.

O proponente da sessão solene, vereador Alan Vieira (MDB), se diz agraciado por conceder o título a Régis, e buscar relembrar esta superação para que sirva de exemplo para outras pessoas que também lutam contra as dificuldades. “É uma grande satisfação, é uma honra homenagear o Régis por esta superação. Isso é para fomentar, que é possível vencer nos momentos de dificuldade, e não desistir”, disse Alan.

Foto: Vereador Alan Vieira, Régis Tadeu, e seu filho, Régis Júnior durante uma partida benificiênte no estádio Vieirão, em Gravataí.

“Faço essa homenagem para coroar os momentos que ele passou, e conseguiu dar a volta por cima. Devemos crer e acreditar que é possível superar os traumas, as dificuldades. Isso é para transformar os momentos de tristeza e dor em felicidade”, contou Alan Vieira.

Continua Depois da Publicidade

Foto: Régis na colação de grau da faculdade de Educação Física, pela Ulbra. Em mãos, além do diploma, ele segurou uma reportagem que resumia bem sua luta e superação. “Do coma ao diploma”.

O amigo do Professor

Mesmo encerrando a carreira de forma prematura, aos 21 anos, Régis continuou sua amizade com ex- atletas, e com os que ainda atuam no futebol. Se não bastasse isso, uma amizade em especial mostra o carinho que todos tinham pelo jovem, que na época, já estava quase vendido para o futebol chinês. O técnico Tite. O treinador da seleção brasileira era o o professor de Régis no Caxias, e que depois do ocorrido nunca deixou de conversar e incentivar ele. 

Continua Depois da Publicidade

“Pra quem não sabe, o Régis é muito amigo de vários atletas, técnicos, mas tem um em especial. O Tite. Para vocês terem uma noção, nesta última Copa do Mundo eles conversavam com frequência pelo Whatsapp, e os dois mantém uma relação de amizade muito firme”, comentou Alan durante sua fala na tribuna da Câmara. Ao final, o vereador também não descartou a vinda do técnico para a homenagem na casa. “Quem sabe, impossível não é”, finalizou. 

O livro

O técnico da seleção brasileira ainda está em um dos capítulos do livro que conta a história de vida do ex-atleta, e que desde 2016 é escrito pelo jornalista Nando Rocha, que também é colunista do Giro de Gravataí. O livro não tem data para lançar, mas poderá ser finalizado em 2019, e conta com a participação de diversos outros atletas, amigos e familiares, que conheceram Régis e sua história de luta e superação.

Continua Depois da Publicidade

Na foto: Nando Rocha, Tite e Régis Tadeu, pai do Régis Júnior durante o depoimento do técnico, na época treinador do Corinthians, para o livro.

Título a ser recebido é honraria máxima na cidade

A entrega do título de Cidadão Gravataiense já tem data. Será no dia 13 de novembro, coincidentemente ou não, a data é a mesma do sábado trágico que interrompeu a carreira do atleta. Em nota, a assessoria de imprensa da casa legislativa informou que o regimento interno da Câmara, os títulos de cidadania ou qualquer outra honraria ou homenagem são concedidos a pessoas que sejam de notória idoneidade, que tenham se destacado na prestação de serviços à comunidade ou por seu trabalho social, cultural e artístico e que sejam merecedoras de gratidão e reconhecimento da sociedade.

Relembre o caso 

O ano é 1999. Régis entrava em campo para uma partida decisiva pela Copa RS, da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). De um lado a sua equipe, o SER Caxias, e do outro a equipe do Santo Ângelo. A partida foi disputadíssima, durante os 90 minutos, e estava empatada em 1×1, o que levaria o jogo para os pênaltis. 

Continua Depois da Publicidade

Já nos acréscimos, próximo dos 49 do segundo tempo, Régis foi para a área na última tentativa de desempatar o jogo, e colocar o seu time na próxima fase da competição. Ele não viu a bola chegando na área, e até hoje, não lembra de nada daquele fatídico sábado. 

Fora do lance de bola, Régis foi atingido por um soco, dado pelo jogador Darzone, e ali encerrou a carreira de forma prematura. Ele ficou dias internado na UTI, e após voltar para casa, em Gravataí, teve que fazer uma série de fisioterapias, ecoterapias, hidroterapias, reaprendendo a caminhar e falar novamente. 

Em 2007, Darzone foi condenado a dois anos de prisão e cumpriu um terço em regime aberto e o restante em condicional. Em 2012, a Justiça deu ganho de causa a Régis e obrigou Santo Ângelo a indenizá-lo, o que ainda não ocorreu. As medidas judiciais, no entanto, pouco interessam ao ex-zagueiro e sua família, que celebram a cada dia a vida que Régis teve de volta. 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Disputa de racha em Gravataí termina com acidente e prisões

Disputa de racha em Gravataí termina com acidente e…

  Uma disputa de racha terminou em acidente e com a prisão de dois envolvidos. O flagrante foi feito na noite…
Polícia Federal prende em Gravataí acusado de participar de rede europeia de pornografia infantil

Polícia Federal prende em Gravataí acusado de participar de…

  Uma operação da Polícia Federal a nível nacional na manhã desta quarta-feira (27) resultou na prisão em flagrante de um…
“Iremos fixar a marca de Gravataí como polo logístico”, afirma prefeito sobre a vinda da Shoppe

“Iremos fixar a marca de Gravataí como polo logístico”,…

Após uma das maiores plataformas de comércio virtual do mundo, pertencente ao Sea Group, confirmar a instalação de um centro de…