Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Destaque Home

Entradas e saídas de Gravataí com cercamento eletrônico, afirma Gabinete do Vice-Governador

Publicado

-

Presidente do PTB de Gravataí, Jô da Farmácia e o comandante da BM em Gravataí, major Luis Felipe Neves estiveram com demais representantes no gabinete do Vice- Governador/Foto: Divulgação/Reprodução – Jô da Farmácia

Será neste segundo semestre que o Governo do Estado irá implantar em Gravataí o cercamento eletrônico – projeto do Sistema de Segurança Integrada com Municípios (SIM), que visa coibir os mais diferentes crimes, mas principalmente o roubo e furto de veículos nas cidades do RS.

O anúncio foi feito nesta última quarta (10) em reunião com o deputado estadual Dirceu Franciscon, com o vereador Jô da Farmácia – presidente do PTB e seu vice em Gravataí, Luciano Oliveira, com responsável pela Brigada Militar (BM) do município, major Luis Felipe Neves no gabinete do Vice-Governador, delegado Ranolfo Vieira Júnior.

Conforme Juarez Hampel, diretor institucional do gabinete, dez câmeras e uma sala de monitoramento serão instaladas no município através do projeto do cercamento. Além do anúncio, major Neves ainda ressaltou a necessidade da ampliação do efetivo das forças policiais em Gravataí, bem como a vinda de mais armamentos e viaturas para a BM e a Polícia Civil.

Com o cercamento eletrônico, as entradas e saídas dos municípios estão sendo monitoradas por radares fixos. Conforme a diretriz do programa, com o funcionamento do sistema será possível fiscalizar os veículos através do uso do sistema de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR). Segundo o Governo, o programa demora cerca de cinco segundos para apresentar as respostas da situação legal do veículo.

Ainda conforme o documento, as informações aperfeiçoam o emprego dos recursos humanos na abordagem durante as blitz e possibilitam monitoramento dos acessos ao município. Em Cachoeirinha, no primeiro mês de implantação, em setembro de 2018, três carros haviam sido recuperados quando adentraram no limite da cidade, alertando as forças policiais.

Em Porto Alegre, com a ajuda do cercamento eletrônico o roubo de veículos teve uma queda de 45% comparado ao mesmo mês do ano passado. Foram registrados 216 roubos em 2019. Já em 2018, foram 393. O gabinete do Vice-Governador não informou a data do início das instalações. Ainda não se tem informações se o centro de monitoramento do cercamento ficará na central de câmeras da Prefeitura.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias