Entradas e saídas de Gravataí com cercamento eletrônico, afirma Gabinete do Vice-Governador

Entradas e saídas de Gravataí com cercamento eletrônico, afirma Gabinete do Vice-Governador
Continua Depois da Publicidade
Presidente do PTB de Gravataí, Jô da Farmácia e o comandante da BM em Gravataí, major Luis Felipe Neves estiveram com demais representantes no gabinete do Vice- Governador/Foto: Divulgação/Reprodução – Jô da Farmácia

Será neste segundo semestre que o Governo do Estado irá implantar em Gravataí o cercamento eletrônico – projeto do Sistema de Segurança Integrada com Municípios (SIM), que visa coibir os mais diferentes crimes, mas principalmente o roubo e furto de veículos nas cidades do RS.

Continua Depois da Publicidade

O anúncio foi feito nesta última quarta (10) em reunião com o deputado estadual Dirceu Franciscon, com o vereador Jô da Farmácia – presidente do PTB e seu vice em Gravataí, Luciano Oliveira, com responsável pela Brigada Militar (BM) do município, major Luis Felipe Neves no gabinete do Vice-Governador, delegado Ranolfo Vieira Júnior.

Conforme Juarez Hampel, diretor institucional do gabinete, dez câmeras e uma sala de monitoramento serão instaladas no município através do projeto do cercamento. Além do anúncio, major Neves ainda ressaltou a necessidade da ampliação do efetivo das forças policiais em Gravataí, bem como a vinda de mais armamentos e viaturas para a BM e a Polícia Civil.

Continua Depois da Publicidade

Com o cercamento eletrônico, as entradas e saídas dos municípios estão sendo monitoradas por radares fixos. Conforme a diretriz do programa, com o funcionamento do sistema será possível fiscalizar os veículos através do uso do sistema de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR). Segundo o Governo, o programa demora cerca de cinco segundos para apresentar as respostas da situação legal do veículo.

Ainda conforme o documento, as informações aperfeiçoam o emprego dos recursos humanos na abordagem durante as blitz e possibilitam monitoramento dos acessos ao município. Em Cachoeirinha, no primeiro mês de implantação, em setembro de 2018, três carros haviam sido recuperados quando adentraram no limite da cidade, alertando as forças policiais.

Continua Depois da Publicidade

Em Porto Alegre, com a ajuda do cercamento eletrônico o roubo de veículos teve uma queda de 45% comparado ao mesmo mês do ano passado. Foram registrados 216 roubos em 2019. Já em 2018, foram 393. O gabinete do Vice-Governador não informou a data do início das instalações. Ainda não se tem informações se o centro de monitoramento do cercamento ficará na central de câmeras da Prefeitura.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Caminhada de Conscientização pelo Autismo acontece neste sábado em Gravataí

Caminhada de Conscientização pelo Autismo acontece neste sábado em…

  No próximo sábado, 20 de abril, a Associação Pais e Amor irá promover a 7ª edição da Caminhada de Conscientização…
Gravataí pode receber um ambulatório voltado para gestantes

Gravataí pode receber um ambulatório voltado para gestantes

  Na última quinta-feira (18), durante uma reunião entre a secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, o presidente do Conselho de…
Fundação Bradesco está com inscrições abertas para cursos gratuitos em Gravataí

Fundação Bradesco está com inscrições abertas para cursos gratuitos…

  Pessoas a partir de 16 anos, com Ensino Médio em curso ou completo podem se inscrever no programa de Formação…