Delegacia de Gravataí é a última da região a ficar com superlotação

Delegacia de Gravataí é a última da região a ficar com superlotação
Continua Depois da Publicidade

Foto: Arquivo/Giro de Gravataí – Especial 

Continua Depois da Publicidade

A Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Gravataí (DPPA) foi a última da região metropolitana a ser registrada com superlotação de presos. Desde o final da ultima semana, todos os detidos pela Brigada Militar (BM) e Guarda Municipal (GM) estão ficando sob custódia nas viaturas estacionadas em frente a delegacia.

No interior da DPPA existem apenas duas celas com ocupação para seis pessoas, no entanto no ano passado a delegacia chegou a registrar 32 presos detidos no local. Alguns tiveram que ser realocados na sala de contenção – local de permanência dos presos até o registro da ocorrência.

Continua Depois da Publicidade

Conforme o delegado plantonista, André Garcia Pastoriza, os próximos detidos que chegarem ficarão alojados dentro das viaturas, já que as celas dos fundos já contam com mais de seis presos. “Se a BM de Gravataí vier apresentar será feita a entrada do preso e os policiais de Gravataí deverão deslocar uma viatura e tornar alojamento para eles. A situação de sempre, não mudou”, contou o delegado, que na noite desta terça-feira (20) também estava respondendo por Alvorada e Viamão.

Presos há mais de cinco dias

Um outro ponto que destaca o delegado é o tempo de permanência deles na delegacia. O que acaba ocasionando uma série de outros problemas, como higiene e alimentação. “Os presos aqui estão se alimentando com a comida trazida pelos seus familiares. Quem não recebe, nós temos que ir atrás e conseguir com o albergue”, finalizou Pastoriza.

Continua Depois da Publicidade

Um outro problema que vem em decorrência da superlotação é a exposição dos policiais e a falta de efetivo nas ruas. Cada custódia é feita por pelo menos dois policiais que ficam por 12 horas na delegacia. Os presos detidos em Gravataí também não tomam banho e a cada ida ao banheiro são supervisionados pelos policiais militares, que acabam ficando também vulneráveis a doenças, devido a falta de higiene dos detidos. 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Condenado por estupro de vulnerável é capturado em Gravataí

Condenado por estupro de vulnerável é capturado em Gravataí

  Após diligências, investigadores da 1ª Delegacia de Polícia de Gravataí, sob a coordenação do delegado Eduardo Amaral, prenderam um homem…
Paróquia de Gravataí comemora 23 anos com vispada e premiações de até R$ 1,2 mil

Paróquia de Gravataí comemora 23 anos com vispada e…

  No dia 4 de maio, a Paróquia Santo Hilário irá promover uma vispada em comemoração ao aniversário da igreja, em…
Defesa Civil fará simulado nos dutos de petróleo e de gás em Cachoeirinha 

Defesa Civil fará simulado nos dutos de petróleo e…

  A Defesa Civil de Cachoeirinha promoverá um simulado sobre medidas em situações de emergência nos dutos de petróleo e de…