CPI do PPCI | Câmara de portas abertas para investigação paralela

CPI do PPCI | Câmara de portas abertas para investigação paralela
Continua Depois da Publicidade

Indagado sobre a possibilidade da abertura de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apurar a suposta venda de Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) no município, o presidente da Câmara de Vereadores, Clebes Mendes (MDB), não descartou a possibilidade de uma investigação também pelo legislativo, já que os supostos crimes já são investigados pelo Ministério Público e pela Justiça Militar. “Crimes contra a economia local podem ter sido cometidos e comerciantes foram lesados. É obrigação do Câmara saber se mais pessoas participavam disso”, contou.

Continua Depois da Publicidade
Foto: Giro de Gravataí/Especial

O presidente explica que mesmo com a proximidade do final do ano e o encerramento dos trabalhos no legislativo, marcado para dia 19 de dezembro, nada impede que uma CPI seja proposta, instaurada e que os trabalhos da comissão sejam retomados após o recesso, no mês de fevereiro. Uma CPI nasce da proposição de um vereador, porém são necessárias as assinaturas de sete para abertura da investigação. “É um tema que por enquanto está nos corredores ainda”, ressaltou.

Para o presidente, a possibilidade da criação depende exclusivamente da resposta do Corpo de Bombeiro de Gravataí ao requerimento 4687/19, de autoria do vereador Alan Vieira (MDB), que solicita a relação dos integrantes da corporação entre 2012 a 2015, período em que os bombeiros estiveram sob o comando do ex-major Iremar Nogueira Charopen, preso preventivamente há duas semanas, acusado de corrupção passiva, estelionato e falsidade ideológica, todos envolvendo a suposta venda de PPCI para empresas de Gravataí, Cachoeirinha e Viamão.

Continua Depois da Publicidade

Autor do requerimento que levou o debate para à Câmara, o vereador Alan Vieira é mais cauteloso sobre a instauração de uma comissão de inquérito. “Precisamos ir aos fatos. Desde antes de ser vereador ouço sobre empresários da cidade serem achacados para obterem um documento que é direito deles. A burocracia pública foi usada para que crimes fossem cometidos e a justiça está apurando, e vai determinar as sanções necessárias nesse caso.

Precisamos saber a extensão disso, mas caça as bruxas não é o objetivo”, segundo o vereador é preciso saber qual o objetivo prático de uma CPI. “Nós precisamos dar respostas às pessoas que sustentam a nossa economia. Desde a demora do habite-se até o PPCI que emperrou ‘não sei porquê’, é este ‘não sei o porquê’ que nós temos que apurar, faz parte do nosso trabalho de fiscalização”, contou.

Continua Depois da Publicidade

Somente a descoberta de um ‘fato extremamente relevante’ teria força para dar início à uma CPI na Câmara, fato este que poderá estar na resposta do Corpo de Bombeiros ao Legislativo, que não tem data limite para ser encaminhada. Informações extraoficiais confirmam que o documento foi encaminhado na tarde desta terça-feira (19) ao bombeiros.

Entenda o caso: 

Ex-comandante do Corpo de Bombeiros de Gravataí é preso suspeito de crimes envolvendo a venda de PPCI

Câmara quer apurar a participação de outros bombeiros em caso de ex-comandante preso 

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Mãe e filho morrem em acidente na BR-290; veículo tinha placas de Gravataí

Mãe e filho morrem em acidente na BR-290; veículo…

  Foi confirmada na madrugada desta sexta-feira (19) que as duas vítimas de um acidente na tarde desta última quinta-feira (18),…
Prefeitura inicia força-tarefa contra o descarte irregular de lixo em Gravataí

Prefeitura inicia força-tarefa contra o descarte irregular de lixo…

  A Prefeitura de Gravataí iniciou, no início da semana, ações de limpeza nas extensões da Avenida Marechal Rondon e Rua…
Homem mostra órgão genital para atendente de farmácia em Gravataí

Homem mostra órgão genital para atendente de farmácia em…

  Na noite deste domingo (14), uma jovem funcionária de uma farmácia em Gravataí foi alvo de importunação sexual, conforme registrado…