Como captar investimento para fugir da crise do mercado

O mercado está sempre aquecido, nunca fica parado de fato, sempre tem um produto ou ramo que está em alta em contraposição a outros que estão em baixa. Mercados, produtos, serviços e oportunidades vem e vão o tempo todo. Nada é estático.

Assim, cada um de nós tem que se adaptar a cada momento em que o mercado se encontra, devemos saber onde fincar nossa bandeira para que não fiquemos sem nossos rendimentos, e muitas vezes precisamos criar um novo negócio ou ampliar aquele que nós temos.

Nos tempos de internet a toda velocidade, informações voando por ai, oportunidades grandes só esperando uma solução, estas empresas pequenas que nasceram para solucionar um único problema estão a toda por ai… mas de onde elas tiram dinheiro para conseguir se manter enquanto seu produto não está entranhado no mercado ?

Crowdfunding (ou Financiamento colaborativo)

Geralmente é a través deste modelo de investimento que novas ideias, não somente de softwares, são geradas e se tornam startups e posteriormente grandes empresas.

É um método interessante de conseguir investimento para seu negócio, porém não tão fácil, pois você tem que convencer àqueles que tem um pouco de dinheiro para investimento a investir na sua ideia, no seu projeto.

O modelo de Crowdfunding é muito simples: o empreendedor apresenta sua ideia ao público, informando quanto precisa arrecadar e a data limite para alcançar este feito.

As pessoas, geralmente através de um site, conhecem o projeto, vendo explicações em vídeo e texto e decidem por contribuir, ou não, com o projeto apresentado.

Caso o projeto consiga o financiamento, o site que divulgou a iniciativa recebe uma pequena comissão da empresa, caso contrário o empreendedor sai sem levar nada do que foi arrecadado.

A criação do material para apresentar a ideia é de extrema importância, você tem que deixar bem claro o que vai fazer com o dinheiro, detalhadamente, o que vai apresentar de resultados, o que cada um que investiu em certa faixa de valores vai receber em troca e mostrar que és realmente alguém interessado em fazer negócio sério.

A grande diferença do modelo de investimento mais comum que víamos em tempos atrás é que várias pessoas com pouco investimento cada um consegue criar o montante de apenas 1 ou 2 investidores que precisariam muito mais dinheiro de uma vez só, o que teoricamente facilita para alguém investir, mas complica pelo fato de ter que convencer mais pessoas. 🙂

Outro ponto importante de se ressaltar é que o Crowdfunding não se restringe apenas à projetos de informática, ele é aplicável a qualquer mercado, seja ele cultural, de saúde, tecnologia, industrial etc. E também não é somente para projetos novos, ele pode ser utilizado para ampliar o capital que você já tem para alcançar algo mais grandioso. Desde que você consiga trazer os investidores para seu projeto, qualquer ideia pode utilizar-se de crowdfunding para captar o recurso necessário.

Então se interessou em fazer um financiamento coletivo para sua ideia ?

Pois bem, deixo aqui uma lista de sites que fazem isto. É importante que você leia todas as informações disponíveis, como funcionam as regras do site, como são feitos os financiamentos, direitos e deveres, para que você não perca tempo e nem saia prejudicado ou prejudique ninguém. Tira todas suas dúvidas primeiro e depois então ponha sua ideia em pratica.

Brasileiros:

  • Kickante – https://www.kickante.com.br/
  • Catarse – http://catarse.me/pt
  • Senso Incomum – http://www.sensoincomum.com.br/ (projetos sociais)
  • Queremos – http://www.queremos.com.br
  • Vakinha – http://www.vakinha.com.br/
  • Multidão – http://multidao.art.br/pt
  • MovereME – http://www.movere.me/
  • Incentivador – http://www.incentivador.com.br/
  • Benfeitoria – http://www.benfeitoria.com/

Estrangeiros:

  • KickStarter – http://www.kickstarter.com/
  • PeerBackers – http://peerbackers.com/
  • IndieGoGO – http://www.indiegogo.com/

Você pode ver uma comparação de serviços dos sites de financiamento coletivo neste link: https://www.crowdfundingnobrasil.com.br/

O Sebrae é uma entidade que te ajuda muito com qualquer tipo de pequenos negócios que empreendedores estejam querendo criar, consulte também eles para conversar sobre empreender, é sempre bom: www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-o-que-e-crowdfunding


Escreva um comentário

ver mais comentários