- Destaque HomeGeral
- 19 de maio de 2018
Com sucesso de público, Feirão de empregos começou mais cedo no sábado
Com 1722 currículos cadastrados no primeiro dia e um cálculo de aproximadamente 2,5 mil participantes na Feira de Oportunidades, nesta sexta-feira (18), a RH Connect e o Shopping Gravataí anunciaram a antecipação do início do evento no sábado para às 8h30. A decisão teria como objetivo dar mais conforto os participantes e não irá alterar o horário de encerramento, às 16h.
Já no primeiro dia as atividades começaram às 9h30, trinta minutos antes do anunciado. Com o início programado para às 10h, a fila começou a se formar no início da madrugada. Com o frio e a chuva que caía sobre Gravataí, a administração do Shopping orientou a segurança a permitir a entrada do público antes do horário de abertura. Após o início, o tempo médio de espera foi de quatro horas.
Jaúna, que possuí experiência como promotora de vendas e nos últimos dois anos não tem conseguido uma ocupação fixa não considerou alto o tempo na fila. “Para o número de pessoas que está aqui, foi bem rápido”, comentou. O atendimento foi bastante rápido, os participantes deixavam um currículo para o cadastro da RH Connect, e passavam por outras cinco agências de emprego presentes. Além de se inscrever para sorteios de bolsas de estudos do Instituto Mix, da StairWai, e da QI. No total, entre os dois dias, serão sorteadas 66 bolsas entre parciais e integrais.
Em busca do primeiro emprego, Pâmela Silveira, de 18 anos, saiu otimista do evento. “Acredito nas minhas capacidades, e agora com meu currículo cadastrado em todas essas vagas, acho que vai dar certo”, analisou. Ela contou ainda que já entregou mais de 40 currículos desde o fim do ano passado. A jovem procura uma ocupação no comércio e com a renda, pretende fazer um curso técnico na área da saúde. “Com o salário de técnico, pretendo fazer uma faculdade”, planeja.
Pão de queijo e cafézinho
Enquanto esperavam na fila, os participantes do evento não podiam sair para comprar comida, então a comida foi até eles. O proprietário da lancheria Meu Milkshake, Eduardo Aguiar, conta que logo que foi informado da ação, pensou que era uma boa oportunidade. “Começamos a preparar um produto exclusivo para este dia. Como sabíamos que teríamos um público de pessoas buscando um emprego, pensamos em oferecer algo com um preço mais acessível”, contou.
Para matar a fome, quem esperava na fila teve a oportunidade de comprar o combo de dois pães de queijo e um café preto por R$3,50. E claro, sem sair do lugar. Com um carrinho, duas funcionárias da empresa percorriam a fila oferecendo o alimento para quem estava aguardando a sua vez. A medida deu certo, sem falar em números, Eduardo comentou que no momento da abertura oficial do Shopping, às 10h, já tinha conseguido o mesmo faturamento da terça-feira anterior. “E no encerramento do evento, calculo que tivemos uma venda semelhante a de um fim de semana, com a diferença que foi em uma sexta-feira de chuva”, comemorou.
Balanço positivo
Para a superintendente do Shopping Gravataí, Silvia Rachewsky Lemos, o evento é um quebra de paradigma. “Quanto mais rupturas positivas como esta, mais as pessoas saíram ganhando. Acho uma baita iniciativa. Impulsionando o emprego, impulsionamos a produção e a renda, o que também impulsiona o varejo”, comentou. Silvia explica que o lojista também se beneficia diretamente com a Feira. “Muitas pessoas também estão conhecendo o shopping, conseguimos aumentar o fluxo, que naturalmente é menor em um dia de chuva”, completou. Ela ainda lembrou que tudo começou na parceria com a AGTI (Associação das Empresas e Profissionais de Tecnologia da Informação do Vale do Gravataí), que realizou seu primeiro prêmio de inovação e seguiu com a RH Connect, que foi uma das vencedoras.
Na mesma linha, Assistente de Marketing do shopping, Argeu Júnior, entende que é papel da empresa promover ações como esta. “O shopping não deve ser apenas um lugar preocupado com o lucro. Já realizamos outras ações junto com a Prefeitura, com a APAE. Nossa preocupação e fortalecer o vínculo com a população de Gravataí”, explicou.
Diego Schiochet, um dos sócios da RH Connect, organizadora do evento, avalia que o primeiro dia foi muito positivo. “Foi muito bom. O público foi maior do que nós esperávamos, o evento teve uma visibilidade muito grande na mídia. A gente espera conseguir repetir isso no segundo dia”, avaliou.