Câmara de Vereadores quer aprovar projeto polêmico que permite contratação de CCs

Câmara de Vereadores quer aprovar projeto polêmico que permite contratação de CCs
Continua Depois da Publicidade

Andreo Fischer – Giro de Gravataí

Continua Depois da Publicidade

A Câmara do município pretende aprovar um projeto de lei que privilegia a contratação de pessoas em cargo comissionado (CC) em desfavor de concursados.

A promotora do Ministério Público do RS, Carolina Barth, não acredita nas explicações do presidente da câmara, Nadir Rocha que diz que o acordo firmado entre a presidência anterior da Casa com o MP está sendo integralmente cumprido e que o projeto a ser discutido está sendo interpretado de maneira equivocada pela promotora.

Segundo Nadir, a câmara exonerou 21 assessores legislativos que eram comissionados e foi feito concurso público, onde serão chamados 22 aprovados em substituição a 22 Ccs que serão demitidos nos próximos dias.

O Projeto de Lei 055/2016 a ser aprovado (ou não) na prática recria os 21 cargos comissionados, e foi aí que a promotora Carolina tomou partido da situação, pois segundo ela, em caso de aprovação desse PL, a Câmara poderia nomear novamente os CCs, o que foi discutido e combatido no acordo firmado entre MP e Câmara, em novembro de 2015.

Continua Depois da Publicidade

Na quinta-feira passada, a promotora foi pessoalmente no legislativo para levar a recomendação de não colocar esse projeto na votação, e segundo dizem alguns vereadores os mesmos teriam sido pressionados sobre este assunto, o que colocaria em xeque a independência política da Casa.

Mas a promotora Carolina citou como exemplo o município vizinho de Glorinha, que tem uma população infinitamente menor que Gravataí, dizendo que a câmara de lá não possui assessoria parlamentar, o que foi rebatido por Nadir Rocha ao citar que o município gravataiense tem mais de 270 mil moradores e que seria necessário toda a tropa de assessores para melhor atender a população.

Continua Depois da Publicidade

Como dissemos anteriormente, na prática o projeto 055/2016 a ser colocado em votação por Nadir, recria todos os cargos comissionados, mas o vereador garante que não irá lotar estes cargos por questões de economia “num momento de crise financeira”, o que na real é uma fala meramente declaratória em caso de aprovação deste projeto.

Por outro lado, a promotora do MP segue acompanhando os desdobramentos desse caso e promete processar os vereadores caso esse PL siga adiante.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Ciclistas farão tradicional colheita da macela nesta sexta-feira santa em Gravataí

Ciclistas farão tradicional colheita da macela nesta sexta-feira santa…

  Nesta sexta-feira (29), haverá a 9ª edição da Colheita da Macela, em Gravataí. Promovido pelo Grupo Mais Ciclovias, com apoio…
Prefeitura de Gravataí vai contratar 200 profissionais para a Educação Especial

Prefeitura de Gravataí vai contratar 200 profissionais para a…

  Com 1,8 mil estudantes com deficiência na rede municipal de Gravataí, a Secretaria da Educação (SMED) fará a contratação de…
Rococó Produções vai apresentar espetáculo gratuito para as crianças em Gravataí

Rococó Produções vai apresentar espetáculo gratuito para as crianças…

  No dia 23 de abril, a Rococó Produções Artísticas e Culturais irá apresentar um espetáculo gratuito para as crianças, em…