Bebê de oito dias é salva por bombeiros e policiais após engasgar com leite em Gravataí

Bebê de oito dias é salva por bombeiros e policiais após engasgar com leite em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Foto: Gabriel Siota Ganzer | Giro de Gravataí

Esta é uma daquelas ocorrências que não se pode rotular apenas uma pessoa como herói. O atendimento integrado entre o serviço de Resgate do Corpo de Bombeiros de Gravataí e a Brigada Militar (BM), terminou com o sofrimento e dor de dois pais, após a filha deles, a criança Ana Vitória Ramos, de 8 dias ter se afogado com o leite materno, quase vindo a falecer.

Continua Depois da Publicidade

A menina, com o nome de Vitória, começou a apresentar uma coloração arroxada, e não demonstrava mais movimentos no corpo. Assustados, os pais ligaram para o 193, serviço de urgência dos Bombeiros do município. Do outro lado da linha, no batalhão de Gravataí, a equipe de plantão logo se preparou para uma possível saída, mas também, iniciou o auxílio para o pai, que estava com sua filha no colo, já quase sem vida.

Foi então que as primeiras instruções foram passadas ao pai para que ele realizasse na criança, como conta o tenente do Corpo de Bombeiros de Gravataí, Adriano Silva. “Quando tocou o telefone toda a equipe já se prontificou a auxiliar. Passamos algumas orientações e posição para deixar a bebê, afim de que a mesma pudesse desengasgar”, contou ele, visivelmente emocionado.

Continua Depois da Publicidade

“Uma cena de cinema”

Quando chegaram na residência dos pais, os bombeiros colocaram a criança na ambulância para levar ao hospital. Além disso, pediram apoio de uma viatura da Brigada Militar (BM) para auxiliar no fluxo da via até o hospital. “O que aconteceu ali eu só tinha visto em filme. Foi surreal o acompanhamento feito.”, contou o Bombeiro voluntário, Leonardo, que participou da ocorrência.

Diversas viaturas, e até uma moto da Brigada Militar (BM), utilizada pelo estafeta, fizeram a escolta do veículo de emergência, trancando ruas, e contendo o fluxo para que a ambulância conseguisse chegar no menor tempo possível ao hospital.“Foi tudo muito rápido. Eram muitas viaturas, e todos juntos, mas cada um desempenhando seu papel, parecia algo ensaiado”, contou ele.

Continua Depois da Publicidade

Tenente Adriano: “Peguei ela como se fosse minha filha”, 

“Esse salvamento teve um significado muito grande para todos nós. Amamos salvar vidas, mesmo que as vezes tenhamos que colocar a nossa em risco. E todo esse pessoal está de parabéns. Hoje mesmo abracei meu filho de três anos, e lembrei disto no momento em que enrolava a bebê em meu colo. Veio o sentimento de família, de proteção, o extinto de pai. Peguei como se fosse minha filha”, disse o tenente.

Por fim, Adriano ressaltou o empenho dos policiais militares do 17º BPM , dos bombeiros voluntários, e a equipe de médicos e enfermeiras que agilizaram o atendimento. Ele ainda contou que as ações do pai da menina foram cruciais para que ela estivesse viva. “Só temos que agradecer e lembrar em fazer sempre o melhor, sempre! Aproveito para agradecer a equipe do Dr Ângelo pelo atendimento prestado e parabenizar o pai da criança, que com calma, foi fazendo as ações que eram repassadas vi telefone”, finalizou.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com informações extraoficiais, a bebê ficou em observação na casa de saúde e deverá ter alta ainda nesta quinta-feira (16).

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

CTG de Gravataí promove baile com Estação Fandangueira e Cavaleiros da Vanera

CTG de Gravataí promove baile com Estação Fandangueira e…

  Na véspera do Dia dos Mães, o CTG Aldeia dos Anjos realiza um grande baile em Gravataí com os grupos…
Cachoeirinha recebe programa de cinema itinerante gratuito em maio

Cachoeirinha recebe programa de cinema itinerante gratuito em maio

  Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolar,…
Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda neste ano

Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda…

  A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul têm a expectativa de que as forças policiais comecem…