• Geral
  • 15 de janeiro de 2020

Banrisul fica em terceiro no ranking de reclamações ao Banco Central

Banrisul fica em terceiro no ranking de reclamações ao Banco Central
Continua Depois da Publicidade
Banco Central elaborou ranking levando em consideração o número de clientes de cada banco. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banrisul ficou em terceiro no ranking de reclamações ao Banco Central, com 115 queixas registradas no quarto trimestre de 2019. A instituição gaúcha ficou atrás do BMG, que recebeu 326 reclamações e do Banco Pan, com 554 registros de queixas.

Continua Depois da Publicidade

O maior motivo de insatisfação dos clientes é a respeito da falta de informações adequadas sobre produtos ou serviços. Para a elaboração do ranking, o BC dividiu o número de reclamações pela quantidade de clientes de cada instituição financeira e multiplicada por 1 milhão, gerando o índice de reclamações para cada milhão de clientes.

Com esse cálculo, o Pan ficou com o índice de 126,47. As queixas contra o BMG somaram 68,66 no índice. O Banrisul ficou com índice de 26,30. O banco Pan tem 4.459.480 clientes, o BMG tem 4.747.780 e o Banrisul, 4.935.064.

Continua Depois da Publicidade

Entre os bancos com maior números de clientes, o Santander, com 47.281.933, apareceu em quarto lugar com 1.085 reclamações consideradas procedentes. Em seguida, na quinta colocação, vem o Bradesco, com 1.910 reclamações. O banco tem 98.653.100 clientes. Na sexta posição vem o Banco do Brasil, com 1.267 reclamações e 66.464.386 clientes. A Caixa Econômica Federal, que tem 95.191.144 clientes, ficou na sétima posição, somando 1.637 reclamações procedentes. O Itaú vem na sequência, em oitavo lugar, com, 1.377 reclamações consideradas procedentes dos seus 81.684.646 clientes.

Como reclamar

A insatisfação com serviços e produtos oferecidos por instituições financeiras pode ser registrada no BC e as reclamações ajudam na fiscalização e na regulação do Sistema Financeiro Nacional.

Continua Depois da Publicidade

Quando a reclamação chega ao Banco Central, ela é encaminhada para o banco, que tem prazo de 10 dias úteis (descontados sábados, domingos e feriados) para dar uma resposta, com cópia para o BC.

Entretanto, o Banco Central recomenda que a reclamação seja registrada, primeiramente, nos locais onde o atendimento foi prestado ou no serviço de atendimento ao consumidor (SAC) do banco.

Continua Depois da Publicidade

Se o problema não for resolvido, o cliente pode recorrer à ouvidoria da instituição, que terá prazo de até 10 dias úteis para apresentar resposta.

Os clientes bancários também podem buscar atendimento no Procon e recorrer à Justiça.

Continua Depois da Publicidade

*Com informações da Agência Brasil

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Com bolsa de até R$ 2 mil, Banrisul abre 918 vagas de estágio no RS

Com bolsa de até R$ 2 mil, Banrisul abre…

  O Banrisul divulgou nesta semana a abertura de um processo seletivo de estágio para 918 vagas em suas unidades no…
Com 824 vagas para ensino médio, concurso do Banrisul segue aberto até quarta-feira

Com 824 vagas para ensino médio, concurso do Banrisul…

O Banco do Estado do Rio Grande do Sul (BANRISUL) segue com o edital do novo Concurso Público em aberto para preencher…
Banco Central eleva a Meta Selic em mais 0,50 p.p e taxa de juros vai a 13,75%

Banco Central eleva a Meta Selic em mais 0,50…

No término da sua 248ª reunião, nesta quarta-feira, 3, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central anunciou a 12ª…