Atendimento odontológico diferenciado para pacientes com deficiência

Atendimento odontológico diferenciado para pacientes com deficiência
Continua Depois da Publicidade

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde – SES, oferece atendimento odontológico hospitalar a pessoas com deficiência. Os procedimentos ocorrem no Hospital Bom Pastor, situado em Igrejinha.

Continua Depois da Publicidade

O atendimento odontológico hospitalar a pessoas com deficiência, historicamente, possui demanda reprimida, seja pela dificuldade de encontrar hospitais habilitados ou pela dificuldade de acesso dos pacientes e familiares aos serviços de saúde. No final de 2017, o Estado do Rio Grande do Sul passou a oferecer atendimento aos municípios atendidos por uma Portaria especifica. Em setembro de 2018, a Nota Técnica estadual que habilita Gravataí e estabelece fluxos para o serviço foi divulgada.

O público alvo são pessoas com deficiência que apresentam necessidades clínicas odontológicas, mas que, por questões diversas, não permitem o atendimento clínico nos consultórios odontológicos convencionais, necessitando de anestesia geral. Desde o início das atividades, 20 pacientes de Gravataí já foram beneficiados com o serviço.

Continua Depois da Publicidade

O fluxo de atendimento começa na atenção básica, com a avaliação do cirurgião dentista da unidade de saúde de referência do paciente. Caso o profissional identifique alguma necessidade, o paciente é encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em que é atendido pelo cirurgião dentista especialista em pacientes com deficiência. Se o profissional identificar a necessidade de intervenção sob anestesia geral, é feito o encaminhamento para a Secretaria Estadual de Saúde, que realiza o agendamento inicial dos pacientes no Hospital Bom Pastor, em Igrejinha. 

A Coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde, Alessandra Salvador, destaca que a manutenção da saúde bucal é de grande importância, permitindo alimentação adequada e ausência de dor.

Continua Depois da Publicidade

Conforme Jean Pierre Torman, secretario da SMS, “atitudes simples, como o estabelecimento de rotina de escovação dentária diária com creme dental com flúor e diminuição no consumo de doces, como biscoitos, balas e líquidos açucarados, podem preservar a saúde bucal”, conclui.

*Com informações da Prefeitura Municipal de Gravataí

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Homem é preso após agredir e ameaçar de morte a ex-companheira em Gravataí

Homem é preso após agredir e ameaçar de morte…

  Na tarde desta quarta-feira (24/4), agentes da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Gravataí (DEAM), coordenados pela delegada Fernanda…
Mais uma edição do Curso de Pais ocorrerá em Gravataí; inscrições estão abertas

Mais uma edição do Curso de Pais ocorrerá em…

  O Hospital Dom João Becker (HDJB) promove, nesta sexta-feira, 26 de abril, das 15h às 17h, mais uma edição do…
Músico de Cachoeirinha lança videoclipe de canção autoral sobre os trabalhadores

Músico de Cachoeirinha lança videoclipe de canção autoral sobre…

  Nesta quarta-feira (24/4), o cantor Carlitos lançou o videoclipe de sua canção autoral “Eu sou do povo”. Conforme o compositor,…