Destaque Home

Atendimento odontológico diferenciado para pacientes com deficiência

Publicado

-

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde – SES, oferece atendimento odontológico hospitalar a pessoas com deficiência. Os procedimentos ocorrem no Hospital Bom Pastor, situado em Igrejinha.

O atendimento odontológico hospitalar a pessoas com deficiência, historicamente, possui demanda reprimida, seja pela dificuldade de encontrar hospitais habilitados ou pela dificuldade de acesso dos pacientes e familiares aos serviços de saúde. No final de 2017, o Estado do Rio Grande do Sul passou a oferecer atendimento aos municípios atendidos por uma Portaria especifica. Em setembro de 2018, a Nota Técnica estadual que habilita Gravataí e estabelece fluxos para o serviço foi divulgada.

O público alvo são pessoas com deficiência que apresentam necessidades clínicas odontológicas, mas que, por questões diversas, não permitem o atendimento clínico nos consultórios odontológicos convencionais, necessitando de anestesia geral. Desde o início das atividades, 20 pacientes de Gravataí já foram beneficiados com o serviço.

O fluxo de atendimento começa na atenção básica, com a avaliação do cirurgião dentista da unidade de saúde de referência do paciente. Caso o profissional identifique alguma necessidade, o paciente é encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em que é atendido pelo cirurgião dentista especialista em pacientes com deficiência. Se o profissional identificar a necessidade de intervenção sob anestesia geral, é feito o encaminhamento para a Secretaria Estadual de Saúde, que realiza o agendamento inicial dos pacientes no Hospital Bom Pastor, em Igrejinha. 

A Coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde, Alessandra Salvador, destaca que a manutenção da saúde bucal é de grande importância, permitindo alimentação adequada e ausência de dor.

Conforme Jean Pierre Torman, secretario da SMS, “atitudes simples, como o estabelecimento de rotina de escovação dentária diária com creme dental com flúor e diminuição no consumo de doces, como biscoitos, balas e líquidos açucarados, podem preservar a saúde bucal”, conclui.

*Com informações da Prefeitura Municipal de Gravataí

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias