Aspirante a frei preso em Gravataí não era psicólogo, afirma conselho regional

Aspirante a frei preso em Gravataí não era psicólogo, afirma conselho regional
Continua Depois da Publicidade

 

O aspirante a frei, Nicolau Matescu, que foi preso no último sábado (18), em uma ação integrada entre o conselho tutelar e a Brigada Militar (BM), também poderá responder pelo crime de exercício ilegal da profissão, conforme informou o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, na tarde desta segunda-feira, 20.

Continua Depois da Publicidade

Segundo o órgão, Nicolau, que também tem cidadania Uruguaia, e que utilizada de um outro nome, Walter Frederico Garcez, não tem inscrição profissional junto ao órgão e que, portanto, não poderia exercer as atividades de acompanhamento que realizava nas instituições do município. Conforme testemunhas, Nicolau afirmava ser psicólogo e realizava atendimentos, entre eles, com as vítimas que sobreviveram ao atentado a tiros na Morada do Vale, que deixou duas pessoas mortas e 33 feridas.

O conselho informa que a lista de profissionais habilitados ao exercício profissional é pública (http://crprs.org.br/psicologosativos) e que tomará as medidas cabíveis previstas em lei quanto ao exercício ilegal da profissão por Walter Frederico Garcez.

Continua Depois da Publicidade

Confira a nota na íntegra 

O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul vem a público informar que Walter Frederico Garcez não tem inscrição profissional junto a este órgão e que, portanto, não pode ser exercer atividades referentes ao exercício profissional de Psicólogo no Rio Grande do Sul.

Continua Depois da Publicidade

A pessoa que se referir como psicóloga/o e desempenhar funções como tal, sem a devida titulação e registro no conselho de classe, poderá ser denunciado por falsidade ideológica ou por exercício ilegal da profissão.

Para exercer a Psicologia, é necessária uma graduação na área, reconhecida ou validada pelo Ministério da Educação, e o registro profissional junto ao Conselho em que a/o profissional irá atuar.

Continua Depois da Publicidade

O CRPRS informa que a lista de profissionais habilitados ao exercício profissional é pública (http://crprs.org.br/psicologosativos) e que tomará as medidas cabíveis previstas em lei quanto ao exercício ilegal da profissão por Walter Frederico Garcez.

Também recomenda que as entidades, públicas ou privadas, e a população em geral solicitem sempre o devido número de registro profissional quando forem demandar serviços de Psicologia. E que denunciem, junto aos canais competentes deste Conselho, as suspeitas referentes ao exercício ilegal da profissão.

Continua Depois da Publicidade

As informações sobre os procedimentos formais de denúncias podem ser consultadas em http://crprs.org.br/denuncias.

Entenda o caso

Vídeo | Aspirante a Frei é preso por estupro de vulnerável em Gravataí

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Estação Fandangueira será uma das atrações do 36º Aniversário de Glorinha

Estação Fandangueira será uma das atrações do 36º Aniversário…

  No mês de maio, o município de Glorinha completa 36 anos. Para comemorar a data, a Prefeitura, através da Secretaria…
Identificados mãe e filho moradores de Gravataí que morreram em acidente na BR-290

Identificados mãe e filho moradores de Gravataí que morreram…

  Foi confirmada na tarde desta sexta-feira (19) a identidade de mãe e filho moradores de Gravataí que morreram em um…
Para manter projeto sociocultural, grupo de Gravataí busca apoiadores

Para manter projeto sociocultural, grupo de Gravataí busca apoiadores

  Criada em Gravataí com a proposta de incentivar a formação de bons cidadãos, acesso à cultura e uma visão positiva…