Aprovado projeto que institui semana da prevenção e luta contra hepatite em Gravataí

Foto: Câmara de Vereadores/ Divulgação

O projeto de lei n°42/2018 foi aprovado na Câmara Municipal na sessão de quinta-feira (7). O texto, de autoria do vereador Paulinho da Farmácia (MDB), institui em Gravataí a semana de prevenção, orientação e luta contra as hepatites virais.

Como dia 28 de julho é o dia mundial da luta contra as hepatites virais, a semana ocorreria entre os dias 23 a 29 do mesmo mês. A semana poderá contar com inúmeras ações educativas, programas de orientações, prevenções e formas de tratamento para combater hepatites virais, além de campanhas de esclarecimento e diagnóstico precoce da doença junto à comunidade.

A hepatite é uma doença viral infecciosa, que ataca o fígado e pode ser aguda a crônica. São cinco os tipos identificados: hepatite A, B, C, D e E. As do tipo A e E só se manifestam na forma aguda, os tipos B, C e D podem se tornar crônicas.

“Diante deste quadro, a orientação e conscientização das hepatites virais deve ser efetiva, através de ações estratégicas permanentes que esclareçam a população afim de minimizar o contágio, prevenindo quadros crônicos e proporcionando tratamento adequado aos portadores desta doença”, destaca Paulinho, vice-presidente da Câmara.

O projeto aguarda sanção do Poder Executivo para entrar em vigor.


Escreva um comentário

ver mais comentários