Geral

Altas temperaturas e tempo seco contribuem para doenças respiratórias e mal-estar; Gravataí tem serviços disponíveis

Publicado

-

Foto: Douglas Glier Schütz/Prefeitura Municipal de Gravataí/Divulgação

O calor deu uma trégua neste início de ano, mas as próximas semanas voltam a ter temperaturas acima dos 35ºC. O avanço dos termômetros, combinado com a baixa umidade do ar, pode causar pressão baixa, mal-estar, tontura e infecções. A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), alerta para os cuidados que devem ser tomados nessa época do ano.

Um dos atrativos para a diversão nas férias, o calor também é responsável pela ocorrência de doenças respiratórias, ressecamento das mucosas e desidratação. Os principais cuidados para esse período são a prática de atividades físicas no início da manhã ou fim do dia, a diminuição do uso de sal nas refeições e hidratação.

A coordenadora do Pronto Atendimento Municipal 24 Horas (PAM 24h) Paola Almeida dá outras dicas de como se proteger do calorão. “Nessa época notamos um aumento nos atendimentos do PAM, causados pelas altas temperaturas. Algumas dicas para diminuir a indisposição causada pela estação é ter uma boa noite de sono, meditar, não fumar, beber bastante água e praticar exercícios físicos. Quem tem asma também deve ter cuidado com o pó e o pólen das flores.”

Onde procurar ajuda?

No período das férias os serviços de saúde do município seguem funcionando normalmente.

O Pronto Atendimento Municipal e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) atendem ininterruptamente. Outra alternativa é o Serviço de Atendimento Médico de Urgência, que pode ser chamado pelo telefone 192. A emergência do Hospital Dom João Becker também atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é uma opção em caso de necessidade.

*Com informações da Prefeitura Municipal de Gravataí.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *