Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Política

Alex Borba dos Santos é o novo presidente do PT de Gravataí

Publicado

-

Foto: PT Gravataí/Divulgação

O economista Alex Borba dos Santos, 55 anos, foi aclamado presidente do diretório municipal do PT na tarde deste domingo (08). Sem disputa entre chapas locais, a nova direção do PT de Gravataí foi construída por consenso entre as lideranças. Fazem parte da nova executiva ainda, Jairo Carneiro, vice-presidente, Adelaide Klein, Beatriz Prestes e Flamarion Both. Em resumo, um PT da base, metalúrgicos, sindicalistas e educadoras.

A etapa municipal do 7º Congresso Nacional do PT aconteceu em 4.951 cidades e mais de 2,3 milhões de filiados estavam aptos a eleger suas novas direções e delegados para as etapas estaduais, que acontecerão nos dias 19 e 20 de outubro, e nacional, que ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro, aonde a atual presidente nacional, Gleise Hoffman dever ser reeleita.

Alex, que é da corrente interna Democracia Socialista (DS), foi secretário da Fazenda nos governos de Daniel Bordignon e Rita Sanco, sendo sempre um dos intelectuais mais influentes nos bastidores do partido. Agora comandará o PT e terá de enfrentar os desafios de 2020, que pode ser o primeiro ano em que o partido não lançará candidatura à prefeitura. Segundo resolução partidária, já divulgada por esse colunista, o foco do partido na próxima eleição é a conquista de uma vaga na Câmara Municipal. De fato, é quase impossível imaginar uma eleição em Gravataí sem a presença de candidato do PT, já que desde 1982 o partido participou de todas e venceu em quatro.

O PT sob o comando de Alex Borba, terá a oportunidade de unificar a esquerda, hoje representada pelas candidaturas de Paulo Silveira (PSB) e Anabel Lorenzi (PDT). Entretanto há um campo político composto por PT, PCdoB e PSOL que já atua coordenado em movimentos de rua e que tem na ex-prefeita Rita Sanco, fiadora de Borba, uma figura de conexão e diálogo.

A palavra do presidente 

“Foi um processo tranquilo, pois construímos unidade em Gravataí, antes da eleições. O resultado mostrou que o partido segue sendo referência para muitas pessoas, e que nosso projeto de aumentar a inserção social e popular do partido, junto a alianças com outras forças políticas de Esquerda, mobiliza e encanta os filiados e filiadas.
Foi consenso entre os companheiros que participaram dos debates, que nossa principal tarefa do momento é intensificar a luta contra o desmonte nacional promovido por Bolsonaro. Essa diretriz nos une e aproxima das outras forças de Esquerda da sociedade”, destacou ele ao Giro de Gravataí.

Ao todo, 161 filiados compareceram ao processo eleitoral.

Votos chapas nacionais:
CHAPA 200…..53 votos
CHAPA 280…..17 votos
CHAPA 290…..87 votos

02 nulos
02 brancos

Votos chapas estaduais:
CHAPA 400….51 votos
CHAPA 450….02 votos
CHAPA 460….33 votos
CHAPA 470….55 votos
CHAPA 480….16 votos

02 nulos
02 brancos

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias