Destaque Home

Ainda dá tempo de fazer exames de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama

Publicado

-

Seguindo as atividades de programação do Outubro Rosa em Gravataí, a prefeitura em parceria com o curso de Enfermagem Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, vem realizando desde a última terça-feira (23) os exames preventivos dos cânceres de colo de útero e de mama no Gravataí Shopping Center.

A ação priorizou a equipe de funcionários e lojistas do shopping. Em decorrência da grande procura, a equipe de acadêmicos conduzida pela enfermeira Sandra Borges, responsável pela área da Saúde da Mulher da Ulbra, resolveu estender as coletas de exame até sexta-feira (26), das 13h30 às 16h.

“O objetivo de montarmos um consultório no meio do shopping é informar às mulheres e permitir que os alunos saibam da importância de diagnosticar o câncer o mais precocemente possível”, destaca. Desde o começo da campanha, foram coletadas 40 mostras de CP, enquanto cerca de 30 testes rápidos – hepatites, HIV e sífilis – foram realizados e 50 mamografias encaminhadas. 

Maria Sirlei, de 47 anos, foi uma das mulheres beneficiadas pela iniciativa. “Vim por recomendação da minha sobrinha. Eu já faço os exames periodicamente, então eu aproveitei essa oportunidade para atualizá-los”, conta a gravataiense.

Na ocasião, Solange Reis de Oliveira, que participou do Desfile das vitoriosas nas três edições, também agendou os seus exames. “Como já está na época do meu exame, minhas amigas e eu decidimos vir”, relata. Para participar das consultas é preciso estar com o documento de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde – SUS.

*Com fotos e informações da Prefeitura Municipal de Gravataí 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias