Água potável para os alunos na Morungava

Água potável para os alunos na Morungava
Continua Depois da Publicidade
Foto: Paulo Oliveira | Prefeitura Municipal de Gravataí

Na manhã desta terça-feira, 2, a comunidade de Morungava celebrou o anúncio feito pelo prefeito Marco Alba, juntamente com o ministro de Desenvolvimento Social, Osmar Terra, da implantação de um poço artesiano para abastecimento de água potável na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves. A iniciativa, que beneficiará cerca de 50 alunos do pré ao quinto ano, integra o programa do Governo Federal Água Para Todos – Universalização de Acesso à Água nas Escolas Rurais do Rio Grande do Sul.

Continua Depois da Publicidade

O prefeito agradeceu ao ministro pela benfeitoria, destacando a importância do programa para a escola rural do município. “Trata-se de um programa de grande importância, que garante mais saúde e qualidade de vida para as crianças, professores e toda a comunidade da Castro Alves”, frisou. Ao ressaltar a gestão do ministro Terra na área social, o prefeito destacou as principais ações da prefeitura no âmbito da educação.

“Antes de 2013 não havia uniformes escolares nem material pedagógico de ensino para os alunos. Pensando neles, contratamos, através de concurso público, mais de mil professores e investimos em segurança com a implantação da Patrulha Escolar, vigias e gradil de concreto em todas as instituições da rede municipal de ensino”, disse Marco Alba.

Continua Depois da Publicidade

Gravataí é primeira cidade gaúcha a receber a visita do ministro após o anúncio de implantação do programa, no último semestre de 2017. Terra ressaltou que, apesar da grave crise que o país enfrenta, o Governo Federal tem procurado investir na área social, sendo 2017 o ano em que a pasta recebeu o maior volume de recursos: “Foram mais de R$ 3 bilhões, um recorde. Mais do que o dobro de 2015. Investir em capital humano é nossa prioridade, e estamos fazendo isso também através do Programa Água Para Todos, que somente no Rio Grande do Sul beneficiará 225 escolas”.

Foto: Paulo Oliveira | Prefeitura Municipal de Gravataí

Os problemas de abastecimento com eventuais quebras e danos nos canos não ocorrerão mais, segundo a diretora da EMEF Castro Alves, Regina Maria Mensch. Após mais de 50 anos, a escola finalmente terá seu próprio sistema de fornecimento diretamente da fonte e a rede será inteiramente aprimorada através do programa. “Estamos muito felizes com esta notícia. Só temos a agradecer por essa conquista para nossa comunidade, os alunos poderão estudar tranquilos”, agradeceu.

Continua Depois da Publicidade

Também prestigiaram o ato a primeira-dama Patrícia Bazotti Alba; a secretária municipal da educação Sonia Oliveira; p secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Rocha; a secretária-adjunta estadual da Educação, Iara Wortmann; os vereadores Alan Vieira e Clebes Mendes; a titular da 28ª Coordenadoria Regional de Educação, Marta Ávila; secretários municipais e membros da comunidade local.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Fundação Bradesco está com inscrições abertas para cursos gratuitos em Gravataí

Fundação Bradesco está com inscrições abertas para cursos gratuitos…

  Pessoas a partir de 16 anos, com Ensino Médio em curso ou completo podem se inscrever no programa de Formação…
Mãe e filho morrem em acidente na BR-290; veículo tinha placas de Gravataí

Mãe e filho morrem em acidente na BR-290; veículo…

  Foi confirmada na madrugada desta sexta-feira (19) que as duas vítimas de um acidente na tarde desta última quinta-feira (18),…
Vai ter Gravataí x Cachoeirinha na abertura da Copa RS de Futebol Amador

Vai ter Gravataí x Cachoeirinha na abertura da Copa…

  A 2ª Copa RS de Futebol Amador inicia neste domingo (21/4), com três partidas no Estádio Sady Schmidt, em Campo…