• Geral
  • 29 de dezembro de 2019

Acidentes com fogos de artifício triplicam durante as festas, veja os cuidados que precisam ser tomados

Acidentes com fogos de artifício triplicam durante as festas, veja os cuidados que precisam ser tomados
Continua Depois da Publicidade
Fogos de artifício são proibidos em praças e parques de Gravataí.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com o Ministério Público, os acidentes com rojões e fogos de artifício triplicam nesta epoca do ano. São registrados casos que de queimaduras graves que levam à amputação de membros e até à morte. Além, é claro, de afetar a vizinhança. Pessoas com autismo e os animais domésticos sofrem muito com o barulho.

Continua Depois da Publicidade

A prefeitura de Gravataí lançou um texto orientando sobre os cuidados importantes com fogos de artifício. A publicação traz a fala da coordenadora do Pronto Atendimento 24h (PAM 24H), Paola Almeida. Ela explicou que na unidade são realizados os primeiros atendimentos, e que, depois, os pacientes são transferidos para os locais especializados.

“O PAM 24h não é um Centro de Referência em Queimados, não possuímos cirurgião plástico nem Unidade de Queimados. Atendemos os pacientes e prestamos os primeiros socorros, mas a referência para esse atendimento é o Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Cristo Redentor, ambos em Porto Alegre” informou.

Continua Depois da Publicidade

No texto, a terapeuta ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial (Caps I) Amanda Tatiana alerta para o cuidado com pessoas que têm autismo. “No mês de junho, quando ocorrem as festas juninas, e agora no final de ano são épocas que se deve ter mais cuidado. Justamente por eles serem mais sensíveis aos sons”, concluiu.

Em Gravataí, a lei proíbe o uso de fogos em parques, carreatas, campos de futebol e igrejas. A punição para quem infringir a lei é o pagamento de 200 Unidade Fiscal Municipal (UFM), equivalente a R$ 864,00 e a apreensão do material.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com a prefeitura, Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA) fará um plantão de 24 horas, atendendo a todas as denúncias de crimes ambientais. Durante o feriado, os atendimentos são realizados pelo telefone: (51) 99999.5799.

Os serviços de saúde como o Samu, o Pronto Atendimento Municipal 24h a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a emergência Sus do Hospital Dom João Becker não serão interrompidos no feriado.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Previne Brasil aponta Gravataí como município com melhor atenção básica à saúde

Previne Brasil aponta Gravataí como município com melhor atenção…

  No que diz respeito a qualidade dos serviços de atenção básica na saúde, Gravataí registrou o melhor desempenho entre as…
Vacinas da febre amarela, BCG e tríplice viral estão disponíveis todos os dias em Gravataí

Vacinas da febre amarela, BCG e tríplice viral estão…

  Com a inclusão da Unidade de Saúde da Família (USF) Morada do Vale à rede municipal de atendimentos para a…
Nova e moderna Unidade de Saúde de Gravataí será entregue hoje

Nova e moderna Unidade de Saúde de Gravataí será…

  A Prefeitura de Gravataí entrega, nesta quarta-feira, 7, a nova Unidade de Saúde da Família (USF) Morada do Vale, terceira…