Política: A incógnita dos pré-candidatos a vice em Gravataí



Não é novidade para ninguém que num ano eleitoral os holofotes estejam voltados para os possíveis candidatos aos cargos mais importantes em disputa, mas em Gravataí, com os principais partidos já tendo pré-candidatos a prefeito definidos a atenção está para aqueles que poderão ser os candidatos a vice-prefeito nas eleições municipais deste ano.

Marco Alba – PMDB

Já que seu atual vice-prefeito Francisco Pinho não pode concorrer devido ao fato de ter sido vice na legislatura passada a chapa que tem Marco Alba como candidato a reeleição ainda não grande especulação sobre um nome especifico, na base do governo fala se de Beto Pereira (PSDB) que atualmente é vereador e já deixou declarado que não concorrera a reeleição e pretende ser o vice na chapa do atual prefeito.

Já dentro do PMDB o único nome que surge como uma opção de fortalecer o nome da chapa é o do ex-vereador Jones Martins que foi secretario de saúde no governo Marco. Saindo do PMDB e da base do governo o nome de Juliano paz já fora citado, mas como o partido de Juliano, PSB, pretende lançar Anabel Lorenzi a prefeita este torna-se pouco provável para ocupar o vago lugar na chapa do atual governo.

Anabel Lorenzi – PSB

Com a bagagem de já ter concorrido a prefeita em 2012 Anabel Lorenzi chega como promessa para essa eleição, com o desgaste do governo Marco Alba e a baixa credibilidade de Daniel Bordignon muitos dizem que essa é a vez a ex-vereadora que fez uma votação surpreendente na ultima eleição municipal. Talvez o único erro daquela campanha foi a escolha de um vice sem muito renome na cidade, o professor Marcos Monteiro (na época no (PV) que nunca havia ocupado um cargo público-político foi o candidato a vice de Anabel que dessa vez esta sendo cuidadosa na procura de um vice e talvez a vinda do vereador Carlito Nicolait para o partido seja para ocupar esta função na chapa majoritária do PSB. Outra hipótese é a que Alex Peixe (PDT) seja o vice de Anabel caso Daniel Bordignon, pré- candidato do PDT não consiga registrar candidatura devido ao seu processo no STF.

Daniel Bordignon – PDT

Desde 2008 a pergunta mais corriqueira nas eleições municipais de Gravataí é:

-Daniel Bordignon pode ser candidato?

O processo que Daniel sofre no STF ainda é motivo para tira-lo de mais uma disputa a prefeitura da cidade mas segundo seu advogado Claudio Ávila o ex-prefeito esta livre para concorrer e encabeçara a chapa do PDT na disputa da prefeitura de Gravataí. Sim, sabemos que o vice de Daniel Bordignon já esta definido, é o vereador Alex Peixe também do PDT até porque foi esse o motivo que fez Alex sair do PT e ingressar na sigla fundada por Brizola, mas corre o boato que o vice de Daniel seria o próprio Claudio Ávila citado acima e Alex Peixe seria deixado de lado no partido. Mas este fato é pouco provável de acontecer já que Claudio lida mais nos bastidores de uma eleição do que propriamente toma lugar na linha de frente. No ano passado o nome fortemente citado foi o de Clebes Mendes que não aceitou o convite e permaneceu no PMDB onde deve concorrer novamente a vereador neste ano.

Levi Melo – PSD

Com uma chapa 99% pronta o médico Levi Melo deve ter como companheiro de chapa o vereador Alemão da Kipão que já declarou que não concorrera a reeleição para vereador e o partido esta fechado nessa questão e não deve se coligar a outro grande partido da cidade para vencer, já que o discurso do PSD não é aquele de “a vitória a qualquer custo”, eles tem um projeto próprio e consolidado para caso chegarem a prefeitura governarem com propriedade sem ter que dar cargos a aliados.

Conclusão

Essa sem duvida será a eleição mais disputada da historia de Gravataí, mais que aquelas de 2000 e 2004, nunca quatro nomes extremamente fortes tiveram ou terão chances iguais de chegar a prefeitura e os detalhes nos bastidores é uma ação política que merece total cuidado, pois um detalhe poderá dar a vitoria para A ou B.


Escreva um comentário

Ver todos os comentários  

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *